A continuidade do transporte coletivo gratuito em Balneário Camboriú (SC) foi assegurada por mais 180 dias com a renovação do contrato com a Transpiedade. A empresa, reconhecida pela oferta mais econômica no serviço, garante a operação do BC Bus, um projeto tarifa zero, com investimento de R$ 6,1 milhões pelo Município.
O sistema, pioneiro em cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes, funciona todos os dias da semana e já contabilizou mais de 466 mil viagens desde junho, com uma média mensal de 77 mil. Os ônibus do BC Bus são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, entradas USB e acessibilidade completa.
O prefeito Fabrício Oliveira enfatiza que este modelo de transporte gratuito tem sido um sucesso, beneficiando não só o trânsito e o meio ambiente, mas também o orçamento dos cidadãos.
Para gerenciar melhor o perfil dos usuários, continua a emissão do Cartão Cidadão. Os interessados podem solicitar o cartão na sede da BC Trânsito, com quatro categorias disponíveis: Comum, Estudante, Sênior e Pessoa Com Deficiência (PcD). Cada categoria requer documentos específicos para emissão.
O transporte gratuito foi introduzido para incentivar o uso de ônibus, reduzir a emissão de poluentes e melhorar a mobilidade urbana. Além disso, os usuários podem acompanhar os horários e rotas dos ônibus em tempo real pelo aplicativo Clive Bus, disponível para Android e IOS.
Cartão Cidadão
Os passageiros que se interessarem em emitir o cartão podem se dirigir à BC Trânsito (Av. Marginal Leste, n°1450 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Todo o procedimento de cadastro e impressão do cartão dura em torno de cinco minutos.
Documentos que o morador de Balneário Camboriú precisa apresentar:
- Comum: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia). Nesta modalidade, as empresas poderão cadastrar seus colaboradores pelo web-commerce e entrar em contato por meio do (47) 3045-0303 para agendar a retirada dos cartões.
- Estudante: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado, (originais e cópias), frequência de matrícula válida para o ano letivo vigente. A documentação deve ser apresentada anualmente.
- Sênior 60 e 65 anos: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia). Todo ano, na data de aniversário, o usuário deverá renovar suas informações para a empresa operadora do transporte.
- Pessoa com Deficiência: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado (original e cópia), mediante laudo médico com prazo de um ano de validade.