Badalação e prática de surf atraem turistas para a Praia Brava

Praia Brava, em Itajaí | Foto: Giselle Leal
Foto: Giselle Leal

 

A balneabilidade das praias de Itajaí é um dos destaques para a temporada de verão. De acordo com o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA), todos os pontos estão próprios para banho na cidade. Um dos locais mais procurados de Santa Catarina pelo público jovem é a Praia Brava, famosa entre os turistas. Possui casas noturnas, restaurantes conceituados e paisagem de tirar o fôlego.

 

Foto: Maços Porto

 

Mar claro e areias fofas distribuídas em cerca de três quilômetros de extensão. Apesar do grande movimento, a Praia Brava não abandonou suas características agrestes com restinga preservada em toda beira-mar.

 

Foto: Giselle Leal

 

O acesso pode ser realizado pelo bairro Cabeçudas ou pela rodovia Osvaldo Reis, que conecta Itajaí a Balneário Camboriú. As características do mar límpido e agitado atraem surfistas e o lugar sediou etapas de diversos campeonatos internacionais de surf. O frescobol também é muito praticado nas areias da praia.

 

Foto: Giselle Leal

 

A praia conta com postos salva-vidas, que realizam rondas de quadriciclo para garantir a segurança ao longo da orla.

 

Foto: Giselle Leal

 

Solidão e Morcego

Logo ao lado da Brava, separada por um paredão de rochas, fica outra praia conhecida como Solidão. Trata-se de uma reduzida faixa de areia e tem vista ao mar aberto. O acesso também se dá somente em dias de maré baixa, a pé, pela Brava.

Outra praia de acesso através da Brava é a Praia do Morcego. Só é possível chegar ao local em dias de maré baixa, acessando uma trilha íngreme. É uma praia pequena e isolada, conhecida por quem busca paz e sossego. Possui uma caverna, chamada de Caverna do Morcego, que desperta curiosidade em seus visitantes.

Com natureza virgem e mar bastante agitado, também é procurada por surfistas. Suas águas têm conhecido potencial terapêutico devido à alta concentração de iodo.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

 

Foto: Giselle Leal

 

Foto: Marcos Porto