Mesmo com facilidade de obter crédito, os consumidores da geração baby boomer mostraram que têm o controle das finanças na ponta do lápis, especialmente quando se trata de compras parceladas. Pesquisa mensal da Telecheque, serviço desenvolvido pela MultiCrédito, mostra leve recuo na inadimplência do cheque para aquisição de produtos em todas as gerações.
Em fevereiro, a taxa entre baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964) ficou em 1,7%; geração X (1960-70) em 2,5%; e a Y em 4% (1980-90). Os dados contrastam com os números do mesmo período do ano passado, quando os índices foram: baby boomers, 2%; geração X, 3%, e Y, 4,5%. “Favorecido por melhores condições no cenário econômico, com queda da inflação e redução da taxa básica de juros, o consumo tem registrado movimentação positiva no começo de 2018, e os indicadores com redução de inadimplência mostram esse comportamento”, destaca Walter Alfieri, diretor de Crédito, Risco e BI da Multicrédito.
Índices mensais e tíquete médio por região
Sul– o consumo em geral segue com baixo nível de inadimplência, com tíquete médio de R$ 734. O público feminino reduziu em 0,6% os gastos, principalmente com alimentação e saúde.
Sudeste – índice de inadimplência registrou leve queda, de 0,5%, e a taxa de pagamentos honrados com cheque manteve a média de 97%. Os segmentos automotivo, de materiais de construção e de alimentação lideraram o consumo no período.
Centro-Oeste – os consumidores do Centro-Oeste mantiveram a baixa inadimplência no período: os homens atingiram o índice de 3,2%, enquanto as mulheres totalizaram 2,9%.
Nordeste– inadimplência do público feminino recuou 0,7% na inadimplência, com tíquete médio de R$ 2.046. Em contrapartida, a inadimplência entre os homens manteve-se em 2,6%, como no mês anterior.
Norte – inadimplência recuou 1,1% em relação ao índice de janeiro, mesmo com tíquete médio superior a R$ 2.300. O maior consumo foi nos segmentos automotivo e de decoração.