Autores catarinenses ganham destaque no 2º Festival Literário Internacional de Pomerode

Evento traz nomes consagrados e novos talentos da literatura do estado, além de atrações internacionais.

Andre Timm, Godofredo de Oliveira Neto e Daniela Stoll

O 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) promete ser um marco para a literatura catarinense, destacando 18 escritores, professores e contadores de histórias do estado. Entre os participantes estão figuras renomadas como Godofredo de Oliveira Neto, membro da Academia Brasileira de Letras, e finalistas de prêmios nacionais, como Daniela Stoll e André Timm.

Os três escritores irão mediar painéis, contar histórias e também lançar suas obras durante o evento. Entre os convidados catarinenses, destacam-se também nomes como Alencar Schueroff, Caléu Nilson de Moraes, Cristiano Moreira, Daniel Martineshen, Didiê Kinsey, Dirce Waltrick do Amarante, Fernando Boppré, Gelson Bini, Izabela Drozdowska-Broering, Katherine Funke, Marcelo Lotufo, Marcio Markendorf, Markus Weininger, Patrícia Galelli e Telma Scherer.

A renovação da lista em relação à edição anterior reforça a vitalidade e o dinamismo da literatura produzida no estado. Um dos principais momentos do festival será o painel “Formas de voltar pra casa: escrituras catarinas”, que ocorrerá no domingo, 15 de setembro, às 14h.

Neste painel, autores catarinenses irão explorar seus processos criativos e suas conexões com o estado. Mais tarde, às 17h30, três poetas locais discutirão o tema “Vertigem: prosa & poesia catarina”, proporcionando uma imersão na rica produção literária regional.

Além disso, a programação incluirá a Câmara Literária de Pomerode (CLiP), que abrirá espaço para autores locais em sessões especiais de contação de histórias. No sábado, 14 de setembro, às 17h, ocorrerá a entrega do Troféu Neida Rocha, prestigiando a literatura local.

As inscrições para os eventos do Flipomerode 2024 já estão abertas, e os ingressos podem ser reservados gratuitamente através do site oficial do festival.

Além dos talentos catarinenses, o Flipomerode 2024 contará com a participação de autores de best sellers do Brasil e da Alemanha. O festival, que este ano homenageia Franz Kafka, trará pela primeira vez ao Brasil o biógrafo alemão Reiner Stach, autor de uma aclamada trilogia sobre a vida e obra de Kafka. Outra presença inédita no país será Susanne Strasser, escritora de livros infantis com mais de 164 mil exemplares vendidos no Brasil.

Entre as atrações nacionais, o público poderá conferir escritores premiados e aclamados pela crítica, como Aline Bei, Natalia Timermann, Bernardo Carvalho, Joca Reiners Terron, Ricardo Aleixo e Estrela Ruiz Leminski, que enriquecerão a programação com debates e lançamentos de livros.

Nos dias 14 e 15 de setembro, o Flipomerode 2024 promoverá a primeira Feira de Editores Independentes, um espaço dedicado à exposição de autores e obras de 10 editoras: Papel do Mato/Papa Terra, Micronotas, Gato Leitor, Editora Humana, Edições Jabuticaba, Traços & Capturas, Telos Editora, Butecanis Editora Cabocla, Danúbio e Editora Salto Grande/Kant/Ronin.

O Flipomerode 2024 será realizado entre 11 e 15 do mês, no Centro Cultural de Pomerode. A programação gratuita que inclui painéis, contação de histórias, a entrega do Troféu Neida Rocha e a Feira de Editores Independentes.

A programação completa e as informações sobre reserva de ingressos estão disponíveis em flipomerode.com.