Estudantes da EBM Almirante Tamandaré promoveram uma mostra dos trabalhos executados durante o semestre.
Texto: Yara Schram | Fotos: Michele Lamin | via PMB
Os estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré realizaram nesta quinta-feira, dia 12, a I Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O evento ocorreu das 15h às 19h, na própria unidade, situada na rua Santa Fé, 66, no bairro Ponta Aguda. A comunidade encontrou no local mudas de temperos, brinquedos, sachês e artesanatos, como, por exemplo, peso de porta, vasos de flores e porta lápis. Além disso, houve venda de alimentos como brigadeiro, pipoca, bolo e cachorro quente. Tudo feito pelos alunos. Os preços variavam entre R$ 2,00 e R$ 30,00. Corte de cabelo, teste de glicemia e pressão arterial foram outros serviços oferecidos no evento.
A pequena Lara dos Santos André, de sete anos, cursa o 1º ano e aprendeu sobre ervas aromáticas. A estudante explicou à comunidade a importância de consumir este alimento e os benefícios que as ervas trazem à saúde. Já Samyra Inthurm Koball, de 13 anos, frequenta o 7º ano na unidade, turma que produziu arranjos de natal com materiais sustentáveis. “Somos jovens que não têm medo de explorar novas ideias. Foi difícil chegar até aqui, mas tivemos coragem e garra para vencer os obstáculos que apareceram neste percurso. Os ensinamentos aprendidos com JEPP ficarão para toda a vida”, salienta.
A diretora da escola, Lígia Mara Costa, explica que o programa foi fundamental para estimular o espírito de colaboração e autonomia nos estudantes. Ela relata que o empreendedorismo amplia horizontes e que os jovens empreendedores puderam transformar seus sonhos em ideias rentáveis durante a feira. “Todo o dinheiro arrecadado durante o evento será destinado conforme escolha da turma. Alguns usarão na formatura, outros em um passeio. Tudo será pensado com o auxílio de um professor”, afirma.
O programa
A unidade foi uma das contempladas com o programa realizado pelo Sebrae, a partir de um constante trabalho de busca por uma educação de excelência realizado pela Prefeitura de Blumenau. A Secretaria de Educação inscreveu duas unidades escolares no edital aberto pelo Sebrae, informando dados gerais de cada escola, como número de alunos e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Desde o início do segundo semestre, os estudantes EBM Almirante Tamandaré tiveram aulas com o objetivo de desenvolver competências relacionadas a questões como cultura de cooperação, de inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. Os conteúdos foram trabalhados pelos professores de forma interdisciplinar, seguindo o que prevê as Diretrizes Curriculares Municipais.