Uma audiência pública programada para as 19h30 desta terça-feira (2/04/24) pretende debater e apontar soluções para os diversos problemas enfrentados por pessoas com deficiência física e intelectual no atendimento nas unidades do sistema público de saúde de Blumenau. A demanda se estende também aos demais órgãos da administração pública direta e indireta.
A audiência cumpre o Requerimento 326/2024, de autoria do vereador Ailton de Souza – Ito (PL), que foi aprovado pelos demais parlamentares. O debate ocorrerá no Plenário da Câmara de Vereadores (Rua XV de Novembro, nº 55, Centro) e foi proposto pelo parlamentar que relatou ter recebido várias manifestações questionando a lentidão no atendimento desse público no sistema público de saúde da cidade.
“A audiência pública é uma oportunidade para escutar as pessoas e os representantes das entidades da sociedade civil organizada que atuam na defesa dos direitos dessas pessoas. Assim poderemos apresentar as demandas ao Poder Executivo”, assinalou o vereador Ito de Souza.
Estão confirmadas as presenças para o debate dos representantes das seguintes entidades: Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada), Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef), Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Blumenau, da Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM), dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Associação dos Surdos de Blumenau (Asblu) e da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau (ACBB).
Também foram convidados a secretária municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Giselle Margot Chirolli e o secretário municipal de Promoção da Saúde, Marcelo Barasuol Lanzarin.
A audiência pública é aberta a toda a comunidade e será transmitida ao vivo pela TV Legislativa, no canal aberto digital 4.2 e no canal 14 da NET, pelo Facebook e pelo YouTube.