Quem atualizou o aplicativo do AlertaBlu já deve percebido mudanças no layout, que agora utiliza mais imagens do que textos, tornando a ferramenta mais intuitiva. Uma função nova que pode fazer muita diferença é a de Registro de Ocorrências, que possibilita acionar a Defesa Civil em tempo real em caso de alagamento, deslizamento, edificação avariada ou enxurrada. A novidade faz com que a sua localização seja feita através do próprio sistema do Google, e permite mandar uma foto tirada no momento ou usar o que já foi registrado.
As notificações agora também poderão ser configuradas por categoria. Assim o usuário escolhe sobre o que prefere ser notificado: previsão do tempo, situação do trânsito, nível do rio, entre outras opções.
Essas mudanças foram desenvolvidas e lançadas no início deste Julho Laranja, resultado da parceria entre a Secretaria de Gestão Governamental (Segg) e Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci).
O aplicativo tem sido cada vez mais baixado pela comunidade. Só nos últimos dez dias, já foram 453 novos usuários e desde do lançamento em 2015, o AlertaBlu foi instalado em mais de 54 mil celulares diferentes.
Mas é importante lembrar, que o sistema utiliza os dados do site do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu), que junto com a Defesa Civil, são os canais oficiais de informações da Prefeitura em situações de crise.
Quem ainda não instalou, pode baixar gratuitamente nos sistemas Android e iOS.