Após um hiato de cinco anos, o karatê de Blumenau retorna em grande estilo, celebrando vitórias tanto na categoria masculina quanto feminina na 22ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). As competições aconteceram no domingo (1/10/23) no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis.
As finais da competição foram repletas de emoção e técnica, com a equipe feminina da Associação da Associação Blumenau de Karate garantindo o título ao vencer o time da casa por 2 a 0 na categoria Kumitê.
No lado masculino, Eduardo de Oliveira não só contribuiu para o título coletivo, mas também garantiu um tricampeonato individual na categoria Kumitê Individual até 45 quilos, um marco inédito para a cidade.
Outros atletas, como Stephany Westpahl e Rafael Manke, desempenharam importantes em suas categorias, contribuindo para os pontos totais da equipe e, consequentemente, para os títulos conquistados.
Para Vanderlei de Oliveira, treinador da SME/Blumenau, e Maike de Oliveira, da comissão técnica, a coesão e determinação do grupo foram fatores determinantes para essas conquistas. Em um esporte onde o foco e a dedicação são imprescindíveis, a equipe de Blumenau claramente demonstrou que a unidade e o comprometimento foram ingredientes essenciais para esse sucesso.
Ambos os técnicos enfatizaram a importância de cada atleta nas conquistas, ressaltando que, independentemente dos resultados individuais, todos foram protagonistas essenciais para alcançar os objetivos coletivos e fazer história na Olesc 2023.
Medalhistas da ABK na Olesc
ATLETA / CATEGORIA / MEDALHA
- Eduardo de Oliveira – Kumitê até 45 quilos e Equipe / Ouro e prata
- Stephany Westphal – Kumitê até 68 quilos e Equipe / Ouro (2)
- Rafael Manke – Kumitê até 70 quilos e Equipe / Ouro e prata
- Isadora Limoni – Kumitê Equipe / Ouro
- Cássio Costa – Kumitê até 55 quilos / Prata
- Rafaela Westpahl – Kumitê até 58 quilos e Equipe / Prata e ouro
- Pedro Tavares – Kumitê até 65 quilos e Equipe / Prata (2)
- Kaynan Laureth – Kumitê Equipe / Prata
- Ana Luiza da Silva – Kumitê até 43 quilos / Bronze
- Ana Júlia Luiz – Kumitê até 48 quilos e Equipe / Bronze e prata
- Henrique Soethe – Kumitê até 60 quilos e Equipe / Bronze e prata