
Aos 14 anos, Masiel Flamand já carrega no peito muito mais do que medalhas: ela leva a história de superação de uma jovem imigrante que trocou o Haiti por Blumenau e, com talento e dedicação, conquistou espaço no esporte brasileiro. Recentemente, ela representou o Brasil no Mundial de Atletismo Escolar Sub-15 (ISF U15 Gymnasiade 2025), disputado de 4 a 14 de abril em Zlatibor, na Sérvia, onde conquistou um expressivo sexto lugar na prova dos 1.500 metros, com o tempo de 4min52s.
Masiel chegou ao Brasil em 2020 e atualmente estuda o 9º ano na EBM General Lúcio Esteves. É treinada por Ednilson Licinio Machado, responsável por um projeto de atletismo que já revelou 16 atletas de alto rendimento na escola. Foi nesse ambiente que a jovem encontrou as condições para desenvolver seu talento. “Estamos muito orgulhosos do resultado da Masiel. Ela é fruto de um trabalho sério, de um programa que dá oportunidade e revela talentos dentro das nossas escolas”, destacou o prefeito Egidio Ferrari, referindo-se ao Programa de Iniciação Esportiva da Secretaria Municipal de Esportes (SME).
A trajetória de Masiel é marcada por conquistas que surpreendem pela pouca idade. Em 2024, ela foi medalhista de ouro nos 800 metros e prata nos 2.000 metros nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), realizados em Recife. A performance rendeu a convocação para a seleção brasileira. Também é campeã estadual e recordista nos 150 e 800 metros rasos, além de vencer as provas de 800 e 2.000 metros na etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). No Campeonato Brasileiro Sub-16, brilhou nos 1.000 metros rasos, em João Pessoa (PB).
Apesar dos desafios, como o frio intenso e a neve na Sérvia — um clima completamente diferente do que está acostumada —, Masiel enfrentou a prova com garra. “Ela é uma grande promessa do atletismo blumenauense e brasileiro. Mesmo diante de condições inéditas, mostrou muita força. Representar o Brasil já é uma vitória”, destacou o secretário de Esportes, Sérgio Galdino.
