A expressão “retrogamers” entrou no dia a dia dos brasileiros depois que o filme “Pixels” foi lançado no final de julho, estrelado pelo ator Adam Sandler. Uma reportagem no programa Fantástico apresentou a novidade. Seu personagem curte os jogos dos videogames antigos, como Pac Man, que acaba virando o vilão da história. Mas afinal, o que tem isso a haver com Blumenau?
No Museu de Hábitos e Costumes, localizado no início da Rua XV de Novembro (nº 25), tem uma área dedicada à esses antigos jogos. E o melhor: permite que as pessoas joguem Super Nintendo e Mega Drive 3. E a garotada curtiu tanto, que durante as férias escolares, a movimentação foi intensa no local, com a visita de 870 pessoas para ver essa e outras peças do museu. Todas as atividades são monitoradas por profissionais da Fundação Cultural de Blumenau, que prestam orientações aos visitantes.
É o que fizeram nos momentos de folga os colegas Gabriel Thiem e Oscar Lenzi, ambos de 15 anos. “Estou achando a exposição muito bonita, até porque eu nunca tinha vindo aqui. Todas as peças parecem muito interessantes e a possibilidade de jogar é incrível, já que em casa e pela internet não é possível ter esta experiência que estamos tendo”, observa Gabriel. “Os jogos mais modernos são mais realistas e emocionantes, mas o fator diversão é quase o mesmo. Os games são sempre divertidos independente de sua época.”
Para Oscar, conhecer os jogos que saíram de linha permite uma experiência diferente. “São jogos praticamente deconhecidos e poucas pessoas tiveram a possibilidade de jogar neles”, comenta. “É bem difícil ter contato com essas raridades. Soubemos desse lugar por intermédio de amigos que já estiveram no museu. Vale a pena conhecer as exposições, não só os games, mas também as roupas antigas e a cultura dos antepassados.”
O atendimento para quem quiser visitar e conhecer as outras opções do local, pode passar lá de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Os ingressos custam R$ 3 (inteira) e R$ 1,50 para estudantes, idosos e crianças com menos de 8 anos. Grupos agendados têm entrada franca, assim como qualquer pessoa que passar lá nas quartas-feiras. Para agendar é só ligar no telefone (47) 3381-7979.