Por Claus Jensen, com fotos de OBlumenauense
Existem muitos lugares em Blumenau que poucos conhecem, como por exemplo a Toca do Artesanato, na Rua Arnold Hemmer, nº 754, bairro Badenfurt. No local, mulheres e homens dividem espaço confeccionando várias peças com teares manuais.
O projeto é coordenado pela Cida Booz através do grupo de tecelões “Tecer Arte”. Por enquanto, o local está aberto somente as quintas-feiras das 13h30min às 19h30min.
No ateliê é possível não só confeccionar peças, mas aprender a tecer, além de comprar os produtos feitos lá. Na tarde desta quinta-feira (4/8/16) fomos conhecer o local e conversar com a Cida sobre o projeto.
OBlumenauense: Quando surgiu a proposta de criar a Toca do Artesanato?
Cida Booz: A ideia já é antiga, desde a época que eu dava aula na prefeitura e depois que saí, fiquei sem espaço. Nós tentamos tocar o projeto de forma individual, mas agora conseguimos esse local para montar o ateliê, cedido por uma aluna. Por enquanto, a maioria das pessoas que fazem parte do projeto são mais velhas. Temos por exemplo umas 5 professoras aposentadas, mas não há limite de idade. Nós chamamos de “tearpia”. Em vez de ir no psicólogo fazer análise, elas vem para cá rir, brincar e conversar [risos].
OBlumenauense: Como funciona o ateliê?
Cida Booz: Qualquer pessoa pode participar do curso de tecelagem que acontece todas as quintas-feiras, das 13h30min às 19h30min. Nós queremos ampliar esse horário, ainda estamos começando, e se possível atender todos os dias. Oferecemos aulas de tricô e crochê, além de outros artesanatos que consideramos interessantes. Aqui na cidade, estávamos sem nenhum apoio, diferente de Florianópolis, Timbó e Pomerode. Outro objetivo do ateliê é atender turistas que passem pela cidade, oferecendo nossos produtos.
OBlumenauense: De onde vieram os teares e a matéria prima utilizada nesses trabalhos?
Cida Booz: Alguns fios vieram de fora, já que trabalhamos com um produto melhor, não o simples, assim podemos dar mais qualidade nas peças. Os teares foram feitos por uma pessoa que já não está mais entre nós, mas são vendidos em Florianópolis, nos Estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
OBlumenauense: Quanto custa para fazer o curso?
Cida Booz: São R$ 100 mensais, que nos ajudam a manter os custos de água, luz e manutenção do ateliê. Tem mais o custo da matéria prima, que fica a cargo de cada um conseguir sozinho. O que as pessoas produzem é delas, podendo ser vendidos aqui ou nas várias feiras que participamos.
OBlumenauense: Quais são os produtos que vocês vendem aqui?
Cida Booz: São muito variados. Na área de decoração temos jogos americanos, tapeçaria, trilhos e até cortinas é possível fazer. No vestuário, são confeccionados cachecóis, chales, blusas e o que a criatividade permitir. A tecelagem nos dá uma gama de possibilidades, usando mistura de fios, que fica muito bonito. São peças únicas, que trazem a particularidade de cada artesão.
Quem quiser mais informações pode passar na Toca do Artesanato, localizada na Rua Arnold Hemmer, nº 754, bairro Badenfurt, ou ligar para a Cida pelo telefone (47) 3327-0550.