Uma comissão formada por técnicos do Seterb, Procuradoria de Blumenau e secretarias de Administração, Fazenda e Gestão Governamental; irá elaborar os termos da licitação para explorar no serviço de transporte coletivo do município. A intenção é que até final de maio, sejam concluídos os trabalhos para serem encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado.
Após a conclusão dessa análise pelo TCE, é que poderá ser aberto oficialmente o processo licitatório, para as empresas interessadas em participar. O prazo estipulado pela administração municipal ao realizar o contrato emergencial, é de que o edital fosse lançado até julho 2016. Até lá, a Viação Piracicabana continua operando no transporte público de Blumenau.
O prefeito Napoleão Bernardes defende agilidade total no processo, incluir a comunidade na discussão e ter transparência total. Na próxima semana será divulgado o cronograma de audiências e consultas públicas, que pode ter alguma ferramenta na internet. A expectativa é contar com a participação dos usuários e trabalhadores do transporte coletivo, além de especialistas e representantes de entidades de classe da cidade.
Três pontos importantes para serem discutidos
- qualidade da frota tendo garantia de que sejam veículos novos
- confiabilidade do serviço, com horários e linhas sendo cumpridas
- aplicativos de celular ou internet para melhor interagir e informar os usuários
É muito importante que a comunidade participe para levantar os principais problemas nessas audiências públicas.