O mês de junho é um mês especial para a Presse Comunicação. É a comemoração de uma trajetória que completou 15 anos que começou em Blumenau e há dois está com uma unidade em Tubarão (SC), no Sul do Estado, que já representa 36% dos clientes. A empresa atende atualmente mais de 40 clientes de diversas regiões catarinenses, de outras estados e até do exterior, apostando no setor de comunicação corporativa. Tudo isso com uma estrutura enxuta composta por nove profissionais.
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em 2022, o crescimento do setor no Brasil foi de 6% em relação ao ano anterior, bem acima da média do PIB brasileiro, com faturamento recorde de R$ 4,9 bilhões. “Esses números refletem o fato de as empresas estarem cada vez mais descobrindo o valor estratégico de uma boa reputação. É um indicativo da necessidade dos negócios se manterem relevantes ao estabelecerem um diálogo com seus públicos, comunicando seus propósitos, cultura e identidade”, observa a jornalista sócia da Presse, Cristiane Soethe Zimmermann. Seguindo esse movimento, a Presse registrou um crescimento de 35% no ano passado.
De acordo com dados da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), neste ano de 2023 o mercado de agências de comunicação corporativa deve aumentar de 15% a 20%. “Com o fortalecimento da nossa atuação no Sul do Estado, devemos também seguir este fluxo de crescimento em 2023. Chegamos a Tubarão com um modelo de atendimento diferenciado para as marcas, negócios e profissionais liberais, como médicos, que desejam ter conteúdos estratégicos e mais assertivos e se destacar de forma personalizada diante dos concorrentes”, comenta a sócia da Presse e coordenadora da unidade no sul do Estado, Fernanda Momm. Ela acredita que a função das agências de comunicação tem sido mais valorizada, quando facilitam a vida dos empresários e profissionais liberais nos meios digitais. “Nós somos uma assessoria de comunicação completa, parceira do sucesso do cliente, cuidando da sua imagem, reputação e relacionamentos com seus públicos de interesse”, comenta.
Novas tecnologias e comunicação corporativa
Ao contrário do que muita gente pensa, as novas tecnologias não devem frear o desenvolvimento do mercado de comunicação corporativa. “Embora as novas tecnologias sejam importantes, é essencial não negligenciar as abordagens tradicionais de comunicação corporativa, como relacionamento com a imprensa, eventos, materiais impressos, entre outros. Uma estratégia bem-sucedida geralmente combina o uso inteligente de novas tecnologias com métodos estabelecidos”, explica Fernanda, lembrando que é necessário investir em habilidades digitais e fomentar um ambiente de aprendizado contínuo.
Cristiane acrescenta que é necessário acompanhar as tendências tecnológicas e estar atento às inovações em IA, automação, análise de dados e mídias sociais, por exemplo, para identificar oportunidades e adaptar as estratégias de comunicação. “Porém, a inteligência artificial não vai substituir elementos fundamentais para a comunicação, como criatividade, pensamento estratégico, empatia e compreensão das informações. Além disso, o relacionamento humano sempre será necessário para construir a confiança. E não podemos esquecer que a comunicação corporativa envolve também questões éticas, como lidar com privacidade, segurança de dados de impacto sociais. Decisões essas que exigem um julgamento ético e entendimento das implicações e demandam um olhar humano”, aponta Cristiane.
Sobre a Presse Comunicação
A Presse Comunicação foi fundada em 2008 pelas jornalistas Cristiane Soethe Zimmermann e Fernanda Ricardo Souza Momm, em Blumenau (SC). Oferece serviços de assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, produção de conteúdo para publicações impressas e digitais, serviços de marketing digital, entre outros serviços de comunicação corporativa. Possui escritórios em Blumenau e Tubarão, é formada por uma equipe de nove profissionais e atende mais de 40 clientes de diversas partes do Brasil e do exterior.