A aquisição do Hospital Santa Catarina de Blumenau foi aprovada na quinta-feira (23/05/24) pelos médicos cooperados da Unimed Blumenau e pela Comunidade Evangélica de Blumenau/União Paroquial Luterana (CEB/UPL), entidade mantenedora do hospital. Assembleias realizadas simultaneamente decidiram pela venda da unidade hospitalar centenária para a cooperativa médica.
Adelino Sasse, presidente do HSC Blumenau, destacou que a comunidade luterana encontrou na Unimed um parceiro ideal, já que a cooperativa médica é local e muitos dos seus usuários já são atendidos no hospital.
“Queremos que o Hospital continue a prosperar e fizemos tudo para que isso aconteça. Vamos continuar acompanhando todo o projeto para garantir que os acordos sejam cumpridos, olhando especialmente para os colaboradores do hospital, a qualidade do atendimento e a manutenção dos projetos. Como comunidade, o nosso desejo é garantir um futuro próspero, em que as pessoas, colaboradores, corpo clínico e comunidade continuem sempre em primeiro lugar”, completou Sasse.
O valor do negócio não foi revelado. Vitor Hellmann, diretor executivo da Unimed, explicou que as negociações começaram em fevereiro e avançaram rapidamente devido ao alinhamento de interesses entre as duas instituições. “De maneira geral, assumimos o compromisso de manter a histórica qualidade prestada pela instituição, ao mesmo tempo em que asseguramos rede para nossos usuários e ampliamos as oportunidades de trabalho médico para os cooperados à Unimed”, afirmou Hellmann.
Um dos primeiros passos da nova gestão, que assume em julho, será o início das obras de mais quatro salas cirúrgicas no HSC Blumenau, com prazo de conclusão de aproximadamente oito meses.
Prestes a completar 104 anos, o HSC Blumenau é reconhecido como uma das melhores estruturas de saúde do estado e do país, destacando-se pela qualidade dos serviços e pela humanização dos atendimentos. Fundada há 52 anos, a Unimed é a segunda maior estrutura do segmento em Santa Catarina, com mais de 130 mil beneficiários, mais de 1.000 cooperados e cerca de 600 colaboradores.