Daqui há alguns tempos, dizer que você vai se energizar com uma árvore, terá um sentido menos místico e mais real. A eTree é uma árvore artificial desenvolvida pela empresa israelense Sologic, que produz energia elétrica a partir de painéis que captam a luz solar.
O sistema é capaz de alimentar portas USB para celulares, roteadores Wi-Fi e um sistema de refrigeração de água. São vários modelos e opções. Por exemplo: uma “árvore” com 7 painéis, gera 1,4 killowatts de energia, o que permite recarregar 35 notebooks ao mesmo tempo. A fabricante do equipamento planeja criar uma espécie de chat entre eTrees instaladas no planeta.
Para atingir este objetivo, ela tem o desafio de tornar o produto mais acessível. Hoje uma eTree custa US$ 100 mil (aproximadamente R$ 248 mil), um valor ainda alto demais para popularizar a tecnologia em países de terceiro mundo. Já pensaram o Parque Ramiro Ruediger com uma eTree? Pensando bem, não sei quanto tempo ia durar funcionando, afinal os vândalos sempre estão de plantão.