No início da noite desta segunda-feira (25/03/24), uma guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento na região de um condomínio com muitas ocorrências de tráfico de drogas em Blumenau. Por volta das 19h34, quando a equipe passava na frente do local no bairro Passo Manso, três homens em atitude suspeita fugiram em direção a um dos blocos.
Os policiais foram atrás, e durante as buscas pelo interior do bloco, foi encontrado um artefato explosivo. Tratava-se de uma unidade de emulsão encartuchada, provavelmente de nitrato de amônio (aproximadamente 125 gramas), com espoleta detonadora estriada no estopim.
A primeira providência foi isolar o local com apoio de outras guarnições e do Corpo de Bombeiros Militar. Os moradores foram retirados dos apartamentos até que o artefato fosse recolhido. Uma equipe especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Santa Catarina (BOPE) deslocou-se de Florianópolis para Blumenau para identificar e recolher o artefato.
Depois da situação controlada, os moradores retornaram em segurança para seus apartamentos. Nenhum responsável pelo explosivo foi localizado. A guarnição registrou um boletim de ocorrência e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil.