Após dias de calor, Santa Catarina registra 3ºC de temperatura na Serra

São Joaquim | Foto: James Tavares/Secom
Urubici | Foto: James Tavares/Secom

 

A semana começou com temperatura baixa no estado. Em São Joaquim, na Serra catarinense, a mínima registrada no amanhecer desta segunda-feira, 17, foi de 3°C. Nas outras regiões do Estado, as temperaturas ficaram entre 3°C e 7°C. Conforme a previsão da Epagri/Ciram, a tendência é do frio aumentar no decorrer do dia, com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar. A temperatura mínima do dia deve ocorrer à noite. Há previsão de neve nas partes altas de Santa Catarina, especialmente no Planalto Sul, entre à tarde e noite, devido à elevada umidade do ar e temperatura baixa.

 

São Joaquim | Foto: James Tavares/Secom

 

O tempo ficará instável com chuviscos isolados e mal distribuídos em Santa Catarina. O vento soprará de sudoeste a sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, aumentando a sensação de frio. O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins disse que a semana será de tempo seco, com sol e previsão de temperatura baixa com mínima negativa nas áreas altas do estado, especialmente na Serra, com condições de geada.

A Epagri/Ciram orienta a população a acompanhar diariamente a previsão do tempo nos canais oficiais do órgão no site ou pelas redes sociais.

Recomendações da Defesa Civil SC

Onda de frio

  • Atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos ​ e crianças.
  • Abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
  • Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos, orienta a Secretaria de Estado da Saúde. Essas medidas ajudam a prevenir doenças.
  • Lembre-se que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada

  • Agricultores deverão tomar medidas preventivas, como antecipar colheita de verduras folhosas e algumas leguminosas.
  • Coberturas sobre as lavouras também contribuem para reduzir o impacto da geada nas plantações.

Ventos fortes

Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas.

Emergências

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros pela central 193.

Fonte: Epagri/Ciram