Após um ano inteiro sem adiamentos e cancelamentos, a Feirinha da Servidão teve sua tradicional data de segundo domingo do mês alterada devido às chuvas e aos feriados do mês de abril. Depois do hiato, o evento retorna nesse domingo (7/5/17), entre 10h e 18h, nas ruas Floriano Peixoto e Curt Hering, no centro, com uma programação recheada de arte e cultura.
Chegando ao número de 100 estandes, entre parceiros, instituições sociais e artesãos expondo produtos dos mais variados tipos, a 30ª edição traz um formato com praça de alimentação em espaço separado, além de espaços para as crianças, para a literatura e para os shows.
A programação cultural vem sendo ponto importante na Feirinha. Com foco nos artistas locais, os shows, exposições, intervenções cênicas e lançamentos literários tem como protagonistas agentes de Blumenau e da região, sendo palco para a apresentação de novos talentos e, também, para velhos conhecidos da cena cultural catarinense.
De acordo com a organização, 2017 está sendo um ano de mudanças significativas no evento. “A procura, tanto dos artistas quanto dos feirantes, está fazendo com que deixemos o processo mais aberto para que mais pessoas possam colaborar na construção desse evento. Trabalhando de maneira horizontal, o evento tem como objetivo crescer de maneira sustentável e fortalecendo o mercado dos pequenos fazedores de cultura” afirma Bruna Zago, uma das organizadoras da feirinha.
Pensando em atividades para todas as idades, a Feirinha da Servidão preparou espaços para contemplar a diversidade de público. Confira a programação:
Espaço Gurizada
Intervenções musicais, brinquedos e brincadeiras pedagógicas prometem divertir o público infantil que frequenta o evento, além de tabuleiros e jogos de mesa que o Sesc Recreação vai disponibilizar para toda a família. O projeto Musicalizando com Sucata, que usa materiais que antes eram lixo para transformar em instrumentos musicais, fará apresentações durante todo o dia, a partir das 10h.
Shows
Artistas locais e foco na música autoral. Essa é a programação musical da Feirinha da Servidão, que neste domingo tem discotecagem com Rafael Barros a partir das 12h, show com Vitor Soltau às 14h e Heróis de Ninguém às 16h.
Feira Setorial da Literatura
Fortalecendo a literatura local, a Feira Setorial de Literatura traz a sessão de autógrafos do livro “Cidade da Chuva”, de Humberto Soares, e zines, livros, contos e poesias da escritora Terezinha Manczak.
Exposição + Teatro
O espaço de exposições recebe o trabalho de Jean Errado e seu trabalho de LIVE PAINTING. Já o teatro de bonecos chega com o espetáculo “Quedelhe O Boi?, da Pequeninus Grupo de Arte, de Canelinha, com apoio do SESC.
Como participar da Feirinha?
Para participar como feirante é simples: as inscrições acontecem sempre no terceiro sábado de cada mês e é feita online através de formulário disponibilizado no site do evento (www.feirinhadaservidao.com.br) e também nas redes sociais.
O valor da inscrição é de 50,00 e deve ser depositado para garantir a reserva. O propósito da Feirinha da Servidão Wollstein é de incentivar microempreendedores locais e fazer com que cresçam junto com a cidade, fomentando a economia de pequenos negócios. Para os artistas, as inscrições ficam abertas durante todo o mês e, a partir das inscrições, a organização faz a curadoria de programação.
30ª edição da Feirinha da Servidão
Data e horário: domingo (7), das 10h às 18h
Local: ruas Floriano Peixoto (entre a XV de Novembro e a 7 de Setembro) e Curt Hering
Quanto: GRATUITO!
Programação:
10h – Abertura da exposição de Jean Errado
12h – discotecagem com Rafael Barros
14h – show com Vitor Soltau
15h – espetáculo “Quedelhe O Boi?”
16h – show com Heróis de Ninguém
16h30 – sessão de autógrafos com Humberto Soares
DURANTE TODO O DIA:
- Feira Setorial de Literatura
- Musicalizando com Sucata
- Espaço GURIZADA
- Espaço Saúde do Sesc com testes de glicemia, pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal (IMC) e orientação nutricional com brinquedos e brincadeiras pedagógica em parceria com a Casa Lúdica e o Sesc