Aplicativo da FATMA identifica se praia do litoral de SC é propria para banho


A tecnologia facilitou nossa vida de forma impressionante, principalmente aplicativos que nos ajudam a tomar decisões que afetem nossa saúde. O Praias SC (Android) pode ser muito importante nessa temporada de verão, porque informa aos banhistas a qualidade da água das praias onde o órgão estadual avalia a balneabilidade.

O relatório da última sexta-feira (16/12/16) alertou que dos 214 pontos avaliados pela FATMA, 22,34% estão impróprios para o banho. Como metade das placas que apontam as condições das praias é alvo de vândalos, a FATMA disponibilizou essa opção para consulta, afinal a maioria das pessoas possui um smartphone.

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em 31 de outubro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

[pro_ad_display_adzone id=”106752″]