Popularmente confundidos com as algas, os briozoários são parentes dos corais e não causam danos à saúde, apenas mau cheiro. Por isso, quem passou na orla da Praia Central de Balneário Camboriú e sentiu um odor mais forte, pode ficar tranquilo.
Segundo Patrícia Zimmermann, oceanógrafa da Secretaria do Meio Ambiente (Semam); as temperaturas mais altas favorecem o surgimento de briozoários. “Esses animais se formam no fundo do mar e as algas crescem por cima deles. Quando morrem, os briozoários se desgrudam do fundo mar e com a correnteza chegam até a orla da praia, trazendo junto as algas”, explica.
É no verão que também acontece o período de reprodução dos briozoários, que se alimentam de nutrientes e microalgas. Por isso, é mais comum encontrar esses animais nas praias nessa época do ano.
O diretor de Limpeza Urbana da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Humberto Alves, garante que todo dia é feito o trabalho de limpeza da praia. Os briozoários são recolhidos e encaminhados para o aterro sanitário.