Anvisa aprova novo produto anti-hemorrágico para o tratamento da hemofilia A

 

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue, em que os sintomas mais comuns são o sangramento prolongado. Na hemofilia grave esse sangramento pode ser espontâneo nas articulações (joelhos, cotovelos e tornozelos) ou nos músculos. Como a coagulação nessas pessoas é muito lenta, ocorre grande derramamento de sangue nessas regiões provocando inchaço e dor.

No dia 2 de janeiro, a Anvisa publicou o registro do medicamento Nuwiq, que tem como substância ativa o fator de coagulação VIII recombinante humano (alfasimoctocogue). Registrado como produto biológico novo, ele substitui o fator VIII no corpo humano e é utilizado para o tratamento e prevenção de hemorragias em pacientes com hemofilia A.

O fator VIII está presente no sangue e é necessário para formar coágulos e estancar sangramentos de forma natural no organismo. Em pessoas com hemofilia A, a ausência desta substância faz com que o doente possa ter sangramentos nas articulações e mesmo intracranianos.

O Nuwiq (alfasimoctocogue) pode ser utilizado em todas as faixas etárias e foi aprovado com a indicação para “o tratamento e profilaxia de sangramentos em pacientes com hemofilia A (deficiência congênita do fator VIII de coagulação)”. Apesar de existirem outras substitutos ao fator VIII no mercado, o Nuwiq foi considerado novo por ter um menor potencial de provocar imunogenicidade.

 

Fonte: ANVISA