ANVISA alerta sobre e-mails fraudulentos com falsas vistorias e pedidos de pagamento

Agência recomenda atenção redobrada e orienta a não clicar em links suspeitos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a circulação de e-mails fraudulentos que, falsamente, são atribuídos à agência e indicam a realização de vistorias em empresas. Os e-mails utilizam o remetente vistoria@anvisa.gov.br, com variação no número de vistoria, e têm o intuito de enganar os destinatários.

De acordo com a Anvisa, além dos falsos comunicados sobre vistorias, há também relatos de e-mails tratando de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e solicitações de pagamento. Esses e-mails não pertencem à agência, caracterizando-se como uma tentativa de fraude.

A Anvisa esclareceu que se trata de um ataque de e-mail spoofing, técnica utilizada por hackers para se fazer passar por uma entidade legítima. Esse tipo de ataque visa induzir o destinatário a acreditar que o e-mail é confiável, levando-o a clicar em links, compartilhar informações sensíveis ou baixar arquivos potencialmente danosos.

Em caso de recebimento de e-mails suspeitos, a Anvisa orienta que o público não clique em nenhum link e registre denúncia através dos canais oficiais da agência.