sábado, 8 maio 2021
Início Geral Amanhã último dia. Hoje, quebra de recordes

Amanhã último dia. Hoje, quebra de recordes

Nesta terça-feira, dia 1° de outubro, acontece o penúltimo dia de competições da 40ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau. Na oportunidade, serão conhecidos os medalhistas nas modalidades de futsal, tênis de mesa e voleibol. As competições iniciam logo cedo, a partir das 7h45, e seguem durante todo o dia. Na mesma data, porém às 13h30, ocorrem as disputas da bocha paralímpica.

Os Jogos da Primavera são realizados pela Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Desportos. O evento é uma das maiores competições escolares do país e nesta edição reúne aproximadamente oito mil atletas de 68 escolas da rede municipal, estadual e particular. As disputas acontecem no Complexo Esportivo do Sesi.

As provas de atletismo da 40ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau (JEPB) foram marcadas pela quebra de recordes nas categorias infantil e juvenil. Nove marcas foram batidas, um resultado considerado espetacular pela comissão organizadora do evento. Neste ano, aproximadamente mil estudantes, de 47 escolas, participaram das competições nesta modalidade. As disputas ocorrem nos dias 20 e 27 de setembro, no Complexo Esportivo do Sesi.

Paulo Funke, da comissão organizadora, destaca que os resultados obtidos nesta edição são fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. Segundo ele, os projetos desenvolvidos através do Programa de Jornada Ampliada da Prefeitura de Blumenau têm papel importante neste avanço. Gabriel Henrique dos Reis é um bom exemplo. Aluno da Escola Básica Municipal Henrique Alfarth, ele iniciou no universo esportivo por meio do projeto de iniciação esportiva.

 Esta é segunda vez que o aluno de apenas 14 anos participa dos JEPB, e este ano não foi uma simples participação. Ele quebrou recordes em duas provas, na categoria infantil. No salto em altura o recorde era de 2004, quando o atleta André Nascimento, do Colégio Sagrada, atingiu 1,67 metro. Nove anos depois, Gabriel atingiu a marca 1,70m. Mas a superação não parou por aí. Ele ainda superou a marca de 5,92 metros na prova de salto em distância e alcançou os 6,14m.

 Outros bons exemplos são os alunos Joana Juliana Soares e Jean Carlos Barbosa, ambos da Escola de Educação Básica João Widemann. Eles iniciaram seus treinamentos através dos projetos ofertados pela Prefeitura e nesta edição JEPB eles também contribuíram para a quebra de recordes. Na prova de Lançamento de Dardo juvenil, Joana ultrapassou a antiga marca, que era de 39,50 metros, e atingiu os 42,60m. Jean, por sua vez, bateu o recorde na prova de 100 metros rasos, juvenil. Com apenas onze segundos ele superou o recorde anterior que era de onze segundo e seis centésimos.

 Além de bons números nos jogos, os dois atletas já têm no currículo participação em competições internacionais. Ela marcou presença no Campeonato Mundial de Menores, na Ucrânia. Ele participou do Campeonato Mundial Escolar, na Austrália. Agora já marcam presença em diversas competições, inclusive, internacionais. Para Paulo, este é um brilhante momento do atletismo para Blumenau. “É espetacular o que está acontecendo. Este é o ano que mais tivemos representantes em seleções brasileiras em todas as categorias”, afirma entusiasmado.

 Confira os recordes batidos: 

PROVA 1500M MARCHA ATLÉTICA INF. MASC.
NOVO RECORDE 6min 42seg 81”
ATLETA Matheus G. de L. Correia
ESCOLA EEB HercícioDeeke
RECORDE ANTERIOR 7min 18seg 00”
ATLETA Darlan Siqueira
ESCOLA EBM Lore Sita Bollmann – 2005
 
PROVA SALTO EM ALTURA INFANTIL MASC.
NOVO RECORDE 1,70m
ATLETA Gabriel Henrique dos Reis
ESCOLA EBM Henrique Alfarth
RECORDE ANTERIOR 1,67m
ATLETA André Nascimento
ESCOLA Colégio Sagrada Família – 2004
 
PROVA SALTO EM DISTÂNCIA INFANTIL MASC.
NOVO RECORDE 6,14m
ATLETA Gabriel Henrique dos Reis
ESCOLA EBM Henrique Alfarth
RECORDE ANTERIOR 5,92m
ATLETA Franky Weber Faust
ESCOLA EBM Pedro I
 
PROVA ARREMESSO DE PESO INFANTIL MASC.
NOVO RECORDE 14,80m
ATLETA Patrick Cachoeira
ESCOLA EBM Alberto Stein
RECORDE ANTERIOR 14,65m
ATLETA Alan Júnior Melo
ESCOLA EBM Henrique Alfarth – 2004
 
PROVA REVEZAMENTO 4X75m INFANTIL MASC.
NOVO RECORDE 37’19”
EQUIPE EBM PEDRO I
ESCOLA EBM PEDRO I
RECORDE ANTERIOR 37’59”
EQUIPE ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO
EQUIPE ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO
 
PROVA 100 M C/ BARREIRAS JUVENIL FEM.
NOVO RECORDE 13’90”
ATLETA Débora Luiza Gomes
ESCOLA Escola Barão do Rio Branco
RECORDE ANTERIOR 14’91”
ATLETA Débora Luiza Gomes
ESCOLA Escola Barão do Rio Branco -2012
 
PROVA SALTO EM DISTÂNCIA JUVENIL FEM.
NOVO RECORDE 5,45m
ATLETA Débora Luiza Gomes
ESCOLA Escola Barão do Rio Branco
RECORDE ANTERIOR 5,40m
ATLETA Kauiza M. Venâncio
ESCOLA Colégio Bom Jesus Santo Antônio – 2004
 
PROVA 100M RASOS JUVENIL MASC.
NOVO RECORDE 11’00”
ATLETA JEAN CARLOS BARBOSA
ESCOLA EEB João Widemann
RECORDE ANTERIOR 11’06”
ATLETA Daniel da Silva de Carvalho
ESCOLA EEB Luiz Delfino – 2009
 
PROVA LANÇAMENTO DO DARDO JUV. FEM.
NOVO RECORDE 42,60m
ATLETA Joana Juliana Soares
ESCOLA EEB João Widemann
RECORDE ANTERIOR 39,50m
ATLETA Danyella de Assis
ESCOLA EEB João Widemann – 2005
 
PMB | Assessora de Comunicação: Talita Catie

 

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS