Os estudantes Sabrina Silva de Oliveira, 19 anos, de Blumenau, em Tecnologia da Moda, e Igor Cardoso Marques, 20, de Capivari de Baixo, em solda, conquistaram medalhas de ouro etapa estadual da seletiva para a WorldSkills Competition de 2019, na Rússia.
As provas foram realizadas pelo SENAI/SC (entidade da FIESC) nesta semana em Criciúma e Tubarão. Na semana que vem, será a vez das competições em eletricidade predial e industrial, em Lages, e de mecânica industrial, em Rio do Sul, nas unidades do SENAI. Os vencedores na etapa estadual disputam a fase nacional, em 2018, que definirá a delegação brasileira para o evento internacional.
Também foram premiados nas provas relizadas em Capivari de Baixo e em Criciúma os alunos Igor Manerich Darosci, 18, de Tijucas, prata em solda; Suiane Luz Gonçalves (Rio do Sul), prata em tecnologia da moda, e Nadine Nazário Rita (Criciúma), bronze em tecnologia da moda
Os competidores realizam provas que simulam situações reais do mundo do trabalho em suas profissões e são avaliados pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Os medalhistas de ouro se habilitam a representar o Estado e garantirão a vaga se demonstrarem evolução técnica nos treinamentos e provas que realizarão.
“A prova foi difícil, com bastante pressão”, afirmou Sabrina. Ela revelou que para as etapas nacional e, se conquistar vaga, a internacional pretende intensificar treinamento e trabalhar o aspecto sentimental e a ansiedade. “Vou me empenhar, porque quero ir para a Rússia”, disse, com a medalha de ouro no peito. As competidoras de moda tiveram que desenhar uma coleção com modelos e confeccionar um vestido (incluindo o desenho, modelagem, corte, costura e bordados)
As disputas no Estado seguem até o dia 22 de setembro. Além das provas previstas para Rio do Sul e Lages, ainda está programada a etapa em São Bento do Sul, de 18 a 22 de setembro.
Santa Catarina tem cinco competidores classificados para a WorldSkills Competition, de outubro de 2017, em Abu Dhabi. Rodrigo Keller (de Joinville, em Fresagem CNC), Bruno Davila Gruner (de Jaraguá do Sul, em Polimecânica), Rafael De Borba (de Palhoça, em Manutenção de Aeronaves), Eric Cristhiano Marcelino da Silva (de Tubarão, em Web Design) e Ana Carolina Gomes Jacinto (de Blumenau, em Vitrinismo) são os catarinenses que integrarão a delegação brasileira no mundial deste ano.
Medalhistas
Solda (realizada em Capivari de Baixo)
Ouro: Igor Cardoso Marques (Capivari de Baixo)
Prata: Igor Manerich Darosci (Tijucas)
Tecnologia da Moda (realizada em Criciúma)
Ouro: Sabrina Silva de Oliveira (Blumenau)
Prata: Suiane Luz Gonçalves (Rio do Sul)
Bronze: Nadine Nazário Rita (Criciúma)
Próximas seletivas
De 28 de agosto a 1º de setembro: Eletricidade predial e eletricidade industrial – no SENAI em Lages (rua Rua Archelau Batista do Amaral, 745 – bairro Universitário)
Mecânica industrial, no SENAI em Rio do Sul (Estrada da Madeira, 3000 – Barragem)
Fonte: Federação das Indústrias de SC