Alunos do Centro de Educação Alternativa de Blumenau lançam livro com dicas de saúde

A atividade foi desenvolvida pelos participantes do Projeto de Alfabetização e Letramento.

Nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, os alunos do Projeto de Alfabetização e Letramento, do Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemea), lançam o livro “Dicas Caseiras de Saúde”. A solenidade acontece às 19h no ginásio da Fundação Municipal de Desportos (FMD), na rua Alberto Stein, no bairro Velha. O evento vai contar com a presença de alunos, familiares, equipe organizadora do projeto, além de convidados e autoridades municipais. Na oportunidade, haverá distribuição de cerca de 100 exemplares do livro. As escolas também vão receber exemplares da obra.

Com 30 páginas, o livro reúne dicas de prevenção e tratamento de doenças utilizando medicina alternativa, de mais fácil obtenção e também mais barata. O objetivo da obra é introduzir hábitos mais saudáveis no dia-a-dia dos alunos e suas famílias. Com esse estudo, as novas informações adquiridas ajudam a evitar que utilizem estes medicamentos de forma errada.

Os 20 alunos participantes do projeto, deficientes intelectuais, têm de 13 a 16 anos. Eles frequentam a escola regularmente e se reúnem duas vezes por semana no contraturno para participar do apoio pedagógico. No início do ano, os alunos decidiram o tema do trabalho, sobre algo que eles tinham interesse em saber. As pesquisas começaram em março e se desenvolveram ao longo do ano, finalizando em novembro, para então o livro ser lançado em dezembro.

Além do conhecimento, os jovens ainda puderam trabalhar a função social da escrita e da leitura. É o que explica Jaqueline Kruger de Lima, professora do Projeto de Alfabetização e Letramento. Segundo ela, o programa combina vários tipos de aprendizado. “Após as pesquisas, com a ajuda dos professores, os alunos perceberam o porquê de ler e escrever, o que é muito importante”, afirma.

Texto: Mariana Campos Silva