O aluno Renan Miranda Zanella, da Escola Básica Municipal (EBM) Machado de Assis, conquistou o primeiro lugar no Tabuando, competição de tabuada organizada pelo Senai. Em segundo lugar ficou o estudante Gabriel Nícolas Haskel, da EBM Lauro Müller. A final ocorreu na noite de terça-feira (28/11/17).
Desenvolvido com o objetivo de instrumentalizar professores para melhorar as aulas de Matemática por meio da gamificação, o Tabuando foi criado pelos estudantes do Ensino Médio Articulado com o curso de Informática do Senai. Eles produziram um aplicativo de sorteio de operações matemáticas, transformando o estudo da tabuada em game.
Com o aplicativo, alunos de diversas escolas participaram do projeto, executando diferentes etapas. Inicialmente, oito unidades municipais se engajaram no jogo. As EBMs Machado de Assis, Lauro Müller e Pedro I concluíram todas as etapas para chegar à final. Contudo, o representante da EBM Pedro I não pôde participar do evento.
A parceria entre o Senai e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) existe desde 2014. Nos primeiros anos foi realizado o projeto de Soletração. O Tabuando foi criado em 2017, com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico para aprendizagem de matemática.
Por Aline Franzoi Santos Fleith, da PMB