Por Marina Melz, com fotos de Daniel Zimmermann
Duas das principais empresas catarinenses adaptaram ideias desenvolvidas pelos estudantes através da interação proposta pela plataforma. Altenburg traz ao mercado um novo modelo de saia box e Karsten uma toalha para o Natal com luz de LED.
Há 11 anos o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) desenvolve a interação entre a academia e o mercado. O objetivo deste processo é que os estudantes vivenciem os desafios reais das indústrias e as companhias tenham um olhar externo e voltado à inovação que os alunos trazem. Embora o foco não seja a criação ou alteração de produtos, algumas empresas acabaram aproveitando as ideias desenvolvidas no processo. É o caso da Altenburg e a Karsten, que estão levando ao mercado itens pensados no SCMC.
A Altenburg apresenta na convenção de vendas um novo modelo de saia box, com a aplicação de zíper para facilitar a retirada para lavagem. A ideia surgiu na segunda edição do Design Camp, que aconteceu no início de novembro deste ano. Rafael Locks, gerente de produto e marketing, comenta que a simplicidade e a originalidade da ideia surpreenderam a empresa. “Quando vimos a apresentação do primeiro protótipo percebemos o potencial de mercado do produto. As equipes de estilo e engenharia da empresa realizaram os ajustes para viabilizar o projeto em escala industrial”, diz. O item chega às lojas em 2017 e a expectativa é que represente 5% das vendas desta categoria já no primeiro ano.
Já a Karsten trouxe ao mercado este ano uma ideia que foi executada no Design Camp de 2015: uma toalha de mesa especial para o Natal, com uma fita de LED que pode ser lavada na máquina convencional. Ela funciona à pilha e, de acordo com Julio Cesar dos Santos, do desenvolvimento de produto, é uma soma de ideias entre os estudantes e os profissionais da empresa. “A linha mesa é uma das mais fortes da Karsten e o Natal é bastante representativo. Nós desenvolvemos a tecnologia com empresas parceiras e levamos para os alunos o desafio de construir conjuntamente essa ideia conosco”, destaca. O produto chegou ao mercado em novembro.
A presidente do SCMC, Amélia Malheiros, destaca que a plataforma cumpre a sua função quando desperta nas empresas o desejo de inovar, de trazer novas soluções e de repensar seus processos e produtos. “Quando conseguimos antecipar tendências de comportamento e consumo, colocando o consumidor no centro stamos compartilhando nosso propósito. As nossas entregas se dividem entre capacitação e provocação. E a Altenburg e a Karsten mostraram que estão aproveitando isso não só internamente, mas também levando uma amostra ao mercado. Isso é muito positivo para todos os envolvidos”, finaliza. Das inovações propostas para as empresas, tem mais ideiais que podem se concretizar em 2017, comemora Amélia.
Sobre o SCMC
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.
Em mais de 10 anos de atuação, mais de 50 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos. Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4 bilhões.
Atualmente, 16 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Copa&Cia, Coratex, Cores e Tons, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lepper, LOA Underwear, Marisol, Meu Móvel de Madeira e Tecnoblu.
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