Por Fabiana Roza
A companhia Almeida Junior é finalista do Prêmio Abrasce 2023 com quatro cases, em três das nove categorias disponíveis pela organização da premiação do segmento de shopping centers. O grupo foi selecionado com cases sobre o treinamento de funcionários com foco na interação entre clientes, sobre o enfrentamento ao desafio do pós-pandemia para seus colaboradores, e com dois eventos de moda, um que abrange um hub de inovação na área e outro focado na inclusão de pessoas cegas em eventos com estes. A solenidade de premiação acontecerá em São Paulo, na próxima terça-feira (27/06/23).
Os quatro cases elegidos finalistas pela comissão julgadora do prêmio fazem parte das categorias ‘Gestão de Pessoas’, ‘Eventos e Promoções’, e ‘Newton Rique De Sustentabilidade – ESG’. Realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o prêmio tem como finalidade reconhecer os projetos inovadores desenvolvidos por shoppings brasileiros nas áreas de transformação social, ambiental e econômica.
Na categoria de “Gestão de Pessoas” o case selecionado foi o “O pós-pandemia e o desafio que valorizou a Employee Experience no Grupo Almeida Junior”. O projeto teve como objetivo central aproximar a rede familiar dos seus colaboradores para o ambiente laboral na retomada do trabalho presencial em junho de 2021.
Para fortalecer o vínculo empresa-colaborador-família em 2022, o grupo passou a implementar novas ações de proximidade e engajamento com as famílias. Datas comemorativas foram contempladas com a realização de ações especiais entre os trabalhadores e suas famílias, além de premiações entre funcionários e crianças.
Na categoria de “Eventos e Promoções”, dois cases foram classificados como finalistas. O projeto de treinamento aos funcionários “AJ Encanta: antecipando o futuro da relação com o cliente”, aconteceu em 2022 e alcançou 600 colaboradores da rede. O AJ Encanta foi idealizado com o propósito de engajar os funcionários da companhia para que seus atendimentos gerem o encantamento do cliente. Uma série de etapas de treinamentos práticos e teóricos foram aplicados, além de terem sido desenvolvidos manuais e guias de bolso com situações cotidianas para orientar os colaboradores no atendimento ao cliente.
Outro projeto destaque na categoria foi “Garten Shopping vira hub de Inovação na moda, com evento Startup Weekend Fashion Tech”, que uniu moda e tecnologia, visando o fomento da cultura empreendedora e a criação de novos negócios na vertical fashion tech em Joinville. O diferencial do evento foi o seu local de realização, um shopping center, que possibilitou a conexão direta entre as soluções desenvolvidas, os lojistas do mercado da moda e varejo e o consumidor. O evento contou com a criação de 14 projetos inovadores em um período de apenas 54 horas e a participação de cerca de 150 pessoas.
Na categoria “Newton Rique De Sustentabilidade – ESG”, o case “A inclusão na passarela do Norte Fashion Way: um desfile de moda para os cegos verem” foi escolhido como finalista. Entre agosto e setembro de 2022 aconteceu no Norte Shopping de Blumenau o evento de moda Norte Fashion Way, com a participação de mais de 20 marcas do empreendimento.
O shopping foi pioneiro no uso do sistema See Colors no evento, programa desenvolvido exclusivamente para que cegos identifiquem cores, por meio de um código tátil impresso nas etiquetas e nas próprias peças. Além das etiquetas See Color, o evento contou com a participação de modelos com deficiência visual, que desfilaram na passarela usando a técnica da audiodescrição para a plateia presente. Além disso, um lounge especial foi montado para explicar a tecnologia See Color ao público.
Para o diretor de Marketing e Relacionamento da Almeida Junior, Rafael Fiedler, estar entre os finalistas de um prêmio como o da Abrasce é muito significativo. “Inscrevemos quatro cases e os quatro foram classificados como finalistas, o que comprova o valor das experiências geradas. Um dos maiores princípios da nossa companhia é inovar e fazer diferente, buscamos sempre aprimorar os ambientes de trabalho e o atendimento ao cliente, além de inovar com projetos e eventos. Ter reconhecimento nesses campos nos incentiva a continuar promovendo a mudança nos nossos shoppings”, pontua.