Aquele cumprimento tradicional do blumenauense, “tudo azul” em alemão, para dizer que está tudo bem, virou nome de cervejaria. A Alles Blau estreia em fevereiro no mercado cervejeiro artesanal, com uma fábrica localizada no bairro Itoupava Central, próximo do aeroporto. A capacidade da planta é de 56 mil litros ao mês, mas por enquanto a intenção é terceirizar parte dessa produção para marcas ciganas, quando a fabricação é terceirizada para outras cervejarias.
No início serão seis estilos vendidos em garrafas long neck de 355ml, mas o mercado de barris será um dos carros-chefes. São eles: Pilsen, Weizen, Blonde Ale, IPA, Imperial Stout e APA. O lançamento oficial acontece no Festival Brasileiro da Cerveja, que vai de 7 a 10 de março.
Em abril acontece a inauguração oficial da fábrica, que terá um bar anexo e possibilidade de visitas guiadas para turistas.
História une empreendedorismo e paixão
A Alles Blau tem três idealizadores. Dois empreendedores e um cervejeiro. O entusiasmo pelo setor surgiu nas conversas dos amigos de longa data, Davi Zimmermann, Rubens Bósio e Marco Puetter há cerca de dois anos. Daí para o negócio foram meses de planejamento. “Nós entendemos que viemos para somar. Seremos uma marca de produtos de qualidade que, assim como tantas, quer abrir as portas da cerveja artesanal para novos consumidores”, diz Davi, que também é sommelier de cerveja.
Em relação aos produtos, o cervejeiro Rubens Bósio diz que eles são representantes legítimos dos seus estilos, com alto drinkability (equilíbrio que aponta a facilidade na degustação das cervejas). “O lançamento da Alles Blau será com rótulos de entrada, como Pilsen e Weizen, e também já mostrando a nossa qualidade para quem é apreciador de rótulos com mais personalidade, como IPA, Imperial Stout e APA”, comenta.
Além da marca própria, a cervejaria vai oferecer possibilidade de produção cigana para brassagens a partir de mil litros ao mês. “Queremos que o mercado cresça e entendemos que apoiar cervejeiros caseiros na regularização da sua marca venda legal dos seus produtos é um dos caminhos para isso”, finaliza Rubens.
Com informações de Marina Melz