A prefeitura de Blumenau divulgou em suas redes sociais no dia 15 de janeiro uma atualização sobre o caso do piche encontrado na rede de abastecimento de água no bairro Itoupavazinha, em Blumenau.
O portal de Notícias OBlumenauense foi o primeiro veículo a divulgar o problema, com imagens, vídeos e relatos na matéria que pode ser acessada clicando aqui. A prefeitura até usou algumas e não creditou nosso veículo, como faz com outros veículos de comunicação.
Segundo o diretor-presidente do SAMAE, André Spezim, foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, o órgão competente para apurar a responsabilidade junto ao Ministério Público. Spezim também informou que toda a rede está sendo substituída para que a água volte a ficar potável. No entanto, a prefeitura divulgou apenas imagens dessa troca na Rua Luiz Maske.
A assessoria de imprensa apenas confirmou que o laudo levantado apontou a presença do piche no abastecimento de água. No entanto, para preservar a investigação, o Samae não divulgará detalhes que estão com a Polícia Civil, responsável por apurar o caso.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade também investiga se houve algum crime ambiental, que até o momento ainda não foi confirmado. O último relatório reuniu dados coletados entre 11 e 15 de janeiro de 2024, realizado após a solução do problema. A análise laboratorial revelou que os resultados estão dentro dos padrões de potabilidade em conformidade com as referências utilizadas.
Segundo o SAMAE, até o momento, foram pagos R$ 10.865,94 a título de indenização pecuniária. Novas vistorias estão sendo feitas em imóveis atingidos para levantamento das demais indenizações.
A moradora da Rua Júlio Moser, Bruna Aparecida Nasato, de 40 anos, que nos enviou as imagens de piche, disse que entregou o laudo com a nota para o SAMAE. Ela foi informada que só seria cobrado o valor da taxa de água, mas em dezembro ainda veio uma cobrança normal.
Bruna acredita que isso só ocorrerá na conta de janeiro. O prejuízo dela foi de R$ 500,00, incluindo conserto da máquina de lavar, limpeza da caixa de água, além das trocas da mangueira e torneira. “Me disseram que o ressarcimento do valor seria feito em até 90 dias, mas não esclareceram se seria em dinheiro ou desconto na conta de água”, finalizou.
Como proceder?
Aqueles que foram afetados e necessitam de indenização devem apresentar comprovantes de gastos e investimentos que tiveram que ser realizados por conta de possíveis prejuízos causados pelo problema no período em que ele ocorreu. Segundo a assessoria do SAMAE, todos os moradores já foram visitados pelos fiscais, e a grande maioria apresentou os documentos necessários.
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