Agosto somou 745 abordagens sociais para pessoas em situação de rua em Blumenau

 

 

 

 

Em agosto, foram feitas 745 abordagens sociais para a população em situação de rua em Blumenau, lembrado a mesma pessoa pode ser atendida diversas vezes.  O trabalho é realizado pela equipe vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes).

Desde o início da pandemia da Covid-19 em março, a Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social encaminhou 97 usuários para Comunidades Terapêuticas e outros 60 foram encaminhados de volta para as casas ou cidades de origem.

 

 

Para a proteção da saúde dos usuários, foram abertos mais três Abrigos Provisórios para essa população, além do Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu). Dois deles são em parceria com o Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul e a Igreja Evangélica Livre (IEL) e outro destinado somente às pessoas em situação de rua que estão em isolamento por suspeita de Coronavírus. Cerca de 90 pessoas permanecem acolhidas nestes abrigos.

Os usuários que não aderem aos serviços dos abrigos recebem os atendimentos do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Em agosto foram feitos 315 atendimentos no serviço.

Abordagem Social

A Abordagem Social é o serviço que está nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Secretaria, como abrigos e atendimentos do Centro POP. O serviço atende de segunda a sexta-feira das 05h30 à 01h da manhã, sábados e domingos, das 08h às 20h.

Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, a orientação é de que não se dê esmola, mas sim entre em contato com a Abordagem Social pelos telefones 99945-9630 ou 3381-6510.

Centro POP

O Centro POP tem por finalidade oferecer atendimento e acompanhamento especializado, com atividades que promovam o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares. Os usuários também recebem alimentação e higiene pessoal e o atendimento psicossocial. O Centro POP fica na Rua Clara Persuhn, 192, Bairro Itoupava Seca, com atendimento de segunda a sexta das 7h às 16h. O telefone para contato é 3381-6509.