Num olhar leigo, parece difícil imaginar o que uma aeropress é capaz de fazer. Já quem entende sabe que o método de extração criado em 2005 é um dos destaques no fortalecimento do universo dos cafés especiais no país. Com o objetivo de mostrar todas as possibilidades de sabor que podem ser apresentadas através deste processo, acontece, em Blumenau, o Campeonato Brasileiro de Aeropress. O evento será de 5 a 8 de setembro, no Shopping Neumarkt e vai reunir 27 competidores.
O equipamento é composto por dois dispositivos de plástico, um êmbolo de borracha central e uma peça circular que acomoda um filtro especial. Ao contrário do que parece, seu funcionamento não é semelhante ao da prensa francesa. Enquanto esta apenas separa o líquido dos grãos moídos, a aeropress extrai o café através da pressão e realmente coa a bebida, por causa do filtro.
Para Patrícia Gonçalves, barista e sócia do Soul Cafés & Companhias, uma das organizadoras desta edição da competição, o destaque deste método é a versatilidade e praticidade. “Não é necessária energia elétrica e é possível criar diferentes bebidas com o mesmo café, variando a temperatura da água, moagem dos grãos, tempo de infusão e a proporção de café moído e água, por exemplo. Essa riqueza de sabores que o aeropress pode criar é o que o torna tão especial”, comenta.
Segundo Patrícia, o Campeonato Brasileiro de Aeropress mostra o quanto este método é flexível. “Na disputa, todos os baristas receberão o mesmo grão e a partir dele criarão suas receitas de café. Eles farão suas bebidas na frente de todo o público e serão avaliados por um júri especializado”, afirma.
Além da competição, o Campeonato Brasileiro de Aeropress 2019 reunirá expositores do segmento e trará uma programação de palestras e workshops.