Por volta das 23h48 desta terça-feira (21/02/23), um homem de 42 anos abordou policiais militares que passavam pela Rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Tapajós, em Indaial (SC). Ele disse que o seu automóvel VW Santana Quantum CL que estava estacionado na frente da residência tinha acabado de ser furtado.
A guarnição tinha visto o veículo passar pela viatura e logo conseguiu localizá-lo próximo a um mercado na mesma via. O carro estava estacionado sobre a ciclovia com um dos pneus furado e havia dois adolescentes (15 e 17 anos) no local.
Ambos foram abordados e passaram por revista pessoal. No bolso da jaqueta do mais velho, foi encontrado um garfo, idêntico ao que estava na ignição e usado como chave micha. Um dos policiais lembrou que a veste do adolescente de 17 anos era igual ao do motorista do Quantum que ele viu passar pouco antes da guarnição ser acionada para a ocorrência.
Não parecia ser coincidência. Os adolescentes disseram que um desconhecido daria uma certa quantia em dinheiro se eles cuidassem do veículo até que ele retornasse com um pneu esterpe. Mas eles esqueceram de combinar a mesma história, porque segundo a PM, diversas vezes entraram em contradição.
Infelizmente não havia câmeras de videomonitoramento próximas para verificar melhor o que aconteceu. Como se tratava de menores, foi contatado o Conselho Tutelar de Indaial, mas de acordo com a PM, não havia ninguém disponível para se deslocar até a Central da Polícia Civil (CPP) em Blumenau, onde seria realizados os procedimentos legais.
Já uma conselheira tutelar de Blumenau, disse que iria indicar um colega para acompanhar o flagrante. Os adolescentes foram entregues na CPP, junto com as chaves mixas e os seus pertences pessoais.