Adolescentes de Blumenau terão atendimento em urologia no Novembrinho Azul

 

 

Pelo segundo ano, a Secretaria de Promoção da Saúde realiza ações do Novembrinho Azul. O objetivo é estimular adolescentes do sexo masculino e suas famílias a procurarem a rede de atenção à saúde para o diagnóstico e tratamento precoce de doenças urológicas, como fimose, distopia testicular e varicocele. Os atendimentos são realizados em parceria com o Hospital Santo Antônio, a Furb e com a médica cirurgiã pediátrica Karine Furtado Meyer.

A prioridade é para o atendimento de meninos de até 16 anos com problemas urológicos. Para esta sexta-feira, dia 8, quando a ação será realizada na Policlínica Lindolf Bell, 36 pacientes já foram marcados. Os agendamentos foram realizados previamente, com pacientes de Blumenau e região, que estavam em fila de espera para consulta. Atendimentos de livre demanda, ou seja, para pacientes não agendados que procurarem o serviço das 8h às 12h, também serão realizados neste dia. No dia 22, também haverá atendimento na Policlínica, e no ambulatório do Hospital Santo Antônio as consultas serão realizadas dias 9 e 23 deste mês.

Serão oferecidas consultas e orientações com urologista, cirurgião pediátrico, nefrologista pediátrico, nutricionista e pediatra, juntamente com acolhimento familiar por equipe multidisciplinar em saúde. Para as famílias e pacientes que buscarem orientações urológicas da campanha, não há necessidade de agendamento prévio.

No dia 28, finalizando a programação, será realizado um seminário para profissionais médicos e profissionais de saúde, com o tema “Urologia pediátrica: o que todo médico deveria saber”. O evento inicia às 13h30, no Instituto Catarinense de Desenvolvimento da Saúde (ICDS), do Hospital Santo Antônio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail novembrinhoazul@blumenau.sc.gov.br, ou no local.

Desde outubro do ano passado o Novembrinho Azul, de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente de Sexo Masculino, foi instituído pela lei municipal Nº 8.640.

Por Marília Prado [SECOM/BNU]