Adolescente se perde em circuito de bicicleta em Rio dos Cedros e é encontrado após fazer contato com família

Rapaz de 14 anos sofreu queda, mas foi localizado com escoriações leves após caminhar 8 km em busca de ajuda.

Foto: OBlumenauense / especial

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 18h10 desta sexta-feira (27/12/24) para localizar um adolescente de 14 anos que se perdeu durante um circuito de bicicleta. A ocorrência foi atendida na Rua Padre João Baptista Delsale, no bairro Cedro Alto, em Rio dos Cedros (SC), no Médio Vale do Itajaí.

O grupo havia saído de um camping na região, passado pela Cachoeira Formosa e seguia em direção à Represa de Palmeiras, no Rio Bonito. Todo o percurso era acompanhado por um guia, mas o adolescente acabou se distanciando do grupo e perdeu contato visual com os demais ciclistas.

Assim que perceberam sua ausência, o guia decidiu concentrar o grupo na Cachoeira Formosa e saiu para procurar o adolescente. Ele percorreu o trajeto de volta várias vezes e ampliou as buscas, mas sem sucesso. Diante disso, foi acionado o Corpo de Bombeiros para prestar apoio. Uma equipe que estava próxima à Barragem Palmeiras foi direcionada ao local para coletar informações e iniciar as buscas, enquanto um binômio (bombeiro e cão de busca) também foi mobilizado, mas não chegou a ser empregado, já que o jovem foi encontrado antes.

As buscas ganharam novos contornos quando, por volta das 20h30, o adolescente conseguiu entrar em contato com a família por meio do celular de uma moradora da região de Laje dos Pires, na trilha Rio Negrinho. Ele enviou sua localização exata, permitindo que a equipe de resgate o localizasse rapidamente.

Segundo relatos do próprio adolescente, ele se perdeu ao dobrar à esquerda em uma das bifurcações do trajeto. Após sofrer uma queda da bicicleta e apresentar escoriações leves, decidiu abandonar o veículo e caminhar na tentativa de reencontrar o grupo. Sem sucesso, ele retornou ao local onde havia deixado a bicicleta e seguiu por mais 8 km até encontrar um chalé, onde pediu ajuda.

O jovem foi avaliado no local, constatando-se que ele estava bem e apenas com ferimentos leves. A família foi acompanhada pela equipe até o completo desfecho da ocorrência, encerrando um episódio que, apesar do susto, terminou sem maiores complicações.