Por Claus Jensen
Na noite de sexta-feira (17/05/19), a coordenação do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB) divulgou uma nota adiando a edição de 2019, programada para iniciar no dia 4 de julho.
De acordo com o texto, não foi possível levar os recursos necessários para sua realização. Essa seria a 32ª edição do evento, que traz grandes peças de teatro para Blumenau, do melhor produzido pelas universidades brasileiras.
No entanto a esperança de sua realização ainda não morreu porque no texto diz: “[…] estamos abertos a propostas de apoios e patrocínios para que, em parcerias com empresas e outras instituições”.
Confesso que fico muito triste com essa notícia, porque acompanhei o “nascimento” desse evento no período em que atuava no teatro amador. O Fitub é organizado pela FURB – Universidade Regional de Blumenau e a maior parte das peças acontecem no Teatro Carlos Gomes, onde as plateias lotam.
Confira a nota completa:
COMUNICADO
A FURB – Universidade Regional de Blumenau comunica o adiamento da 32ª Edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau programado para o período de 04 a 11 de julho deste ano.
Apesar de todos os esforços, ainda não foi possível receber os recursos/apoios que possibilitem a realização do #FITUB dentro deste prazo. Esta notícia nos entristece por sabermos e acreditamos na relevância deste evento para a comunidade estudantil de teatro, artística e, principalmente, para o público de Blumenau e região, que sempre lota nossas plateias. Nossa expectativa é de que, em breve, possamos alcançar os recursos que nos levem à realização do FITUB.
Para tanto, informamos que estamos abertos a propostas de apoios e patrocínios para que, em parcerias com empresas e outras instituições, possamos realizar este evento que há mais de 30 anos possibilita o pensar do fazer teatral a partir do cenário estudantil, possibilitando a formação, a pesquisa e o fruir do teatro. (A Reitoria)
#arte #cultura #universidade #furb #teatro #brasil