Acumulado de chuva nos próximos dias pode chegar a 100 mm em Blumenau

Esta condição aumenta o risco para alagamentos, deslizamentos e de uma nova elevação do nível do Rio Itajaí-Açu na cidade.

Imagem do Rio Itajaí-Açu, registrada sobre a ponte do Tamarindo, entre os bairros Itoupava Seca e Itoupava Norte, em Blumenau | Foto: Claus Jensen [OBlumenauense]

Segundo a Defesa Civil de Blumenau, há a previsão chuvas persistentes com volumes expressivos de precipitação entre a sexta e segunda-feira (27 a 30/10/23). Os acumulados variam entre 80 e 100 mm, com pontuais mais ou menos elevados. Esta condição aumenta o risco para alagamentos, deslizamentos e de uma nova elevação do nível do Rio Itajaí-Açu na cidade.

Sexta-feira (27)

Ao longo da manhã, presença e variação de nebulosidade com condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento. No decorrer da tarde, o tempo fica mais instável em Blumenau, a atuação de perturbações em diferentes níveis da atmosfera favorece a condição para chuva de moderada intensidade com trovoadas.

Em alguns momentos essa chuva ocorre na forma de pancadas com trovoadas. Há risco para temporais isolados, sobretudo acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo.

Na atualização do AlertaBlu das 9h, a estação do Parque Ramiro Ruediger marcava 17,9°C e previsão de não passar dos 21°C. Já a temperatura mínima oficial do município foi registrada às 4h, quando fez 16,7°C. O rio Itajaí-Açu está com 3,40 m e a umidade relativa do ar em 83,9%. A previsão indica vento fraco de quadrante leste.

Sábado (28)

O cenário de instabilidade ganha força, a atuação de áreas alongadas de baixa pressão juntamente com um escoamento difluente nos altos níveis da atmosfera favorece a condiçao para chuva persistente de fraca a moderada intensidade. Em alguns momentos a chuva ocorre na forma de pancadas com trovoadas, há risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo. A temperatura mínima não deve ficar abaixo de 17°C e a máxima acima de 22°C. Vento fraco de quadrante leste.

Domingo (29)

Durante a madrugada e início da manhã do domingo, o tempo ainda permanece instável. A formação de um sistema de baixa pressão favorece a condição para chuva persistente de fraca a moderada intensidade com trovoadas. Há risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo.

No decorrer da manhã, a condição para chuva diminui gradualmente e juntamente com a nebulosidade, o sol volta a aparecer e a temperatura se eleva rapidamente, deixando a tarde bastante aquecida e abafada. A previsão indica temperatura mínima próxima de 20°C e a máxima pode chegar a 32°C. Vento fraco de direção variável.

Segunda e terça-feira (30 e 31)

Na segunda-feira, ocorrem aberturas de sol durante a manhã e início da tarde. Mas no decorrer da tarde, a presença de perturbações nos níveis superiores da atmosfera favorece a condição para pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Já na terça, a circulação marítima mantém a presença e variação de nebulosidade com condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia.

Fonte: AlertaBlu