Acordo entre Celesc e Intercel encerra greve com aprovação de nova proposta de PLR para 2024

Manutenção dos moldes de 2023 e ajuste pelo INPC-IBGE garantem até R$ 56 milhões em Participação nos Lucros e Resultados.

Foto: INTERCEL (Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina)

A Celesc e os sindicatos da INTERCEL (Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina) chegaram a um acordo nesta quarta-feira (14/08/24), sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2024. A proposta, votada e aprovada pelos empregados na manhã desta quinta-feira (15), resultou no fim da greve da categoria.

O acordo mantém os mesmos moldes da PLR de 2023, com um valor máximo global que pode alcançar até R$ 56 milhões, conforme o índice de correção do INPC-IBGE 2023 e o cumprimento das metas estabelecidas. A estrutura da distribuição será composta por três parcelas: Base, Adicional e Lucro, mantendo os mesmos indicadores, critérios de cálculo, linearidade e proporcionalidade, além das datas e rubricas acordadas anteriormente.

Foi adicionada uma cláusula específica para avaliar os impactos do Projeto Conecte nos indicadores durante os meses de maio, junho e julho de 2024. A Celesc reafirma seu compromisso com a valorização de seus empregados e a sustentabilidade financeira da companhia.

AS MOTIVAÇÕES DA GREVE

Segundo o sindicato da categoria, a greve iniciou às 6h desta segunda-feira (12) motivada pela postura negligente da diretoria da Celesc. Segundo o comunicado, a gestão precarizou as condições de trabalho, aumentando a terceirização e implementando um sistema comercial problemático. Essa situação resultou em insegurança física e mental para os trabalhadores, impactando a qualidade do serviço prestado à população.

A falta de valorização dos funcionários, responsáveis pelos bons resultados técnicos e financeiros da empresa, também foi destacada. Até aquela data, a diretoria da Celesc não teria apresentado uma contraproposta para o Acordo Coletivo de Participação nos Lucros e Resultados de 2024, proposto pelo sindicato em dezembro de 2023.