Quatro profissionais da imprensa que realizavam a cobertura dos bloqueios em Blumenau, foram hostilizados por manifestantes nesta terça-feira (1/11/22).
Dois casos aconteceram na BR-470, no bairro Badenfurt. Um deles envolveu um repórter e o operador de câmera de uma emissora de TV, que foram abordados e ameaçados. O repórter de outro veículo de imprensa também relatou que foi hostilizado no local.
A quarta situação aconteceu com o jornalista de um portal, na SC-108 (Rua Dr Pedro Zimmermann), no bairro Itoupava Central. O profissional foi abordado por um homem que o desrespeitou com vários nomes depreciativos.
NOTA OFICIAL
A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) Casa do Jornalista considera inaceitáveis os episódios de intimidação registrados em diferentes pontos do estado nas últimas horas e rechaça toda e qualquer tentativa de cerceamento à liberdade de atuação de jornalistas que cobrem as manifestações antidemocráticas em estradas catarinenses.
A ACI solicita aos profissionais vítimas de ações truculentas que encaminhem informações sobre o ocorrido para o email denuncia@casadojornalista.org. A entidade mantém parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para combater ataques e agressões a jornalistas e profissionais de imprensa.
Os autores dessas ações criminosas devem ser identificados e punidos com rigor. Também é fundamental que as autoridades cumpram a lei, liberando as estradas e responsabilizando os incentivadores pelas manifestações.
A entidade está de prontidão para apoiar todos os profissionais que se sentirem ameaçados ou que forem vítimas de agressões.
A Diretoria