ACAPRENA promove excursão para explorar os caminhos de Fritz Müller

O percurso inclui passagens pelos municípios de Indaial, Ascurra, Apiúna, Lontras, Rio do Sul, Lauretino, Rio do Oeste e Taió.

“Conhecendo os caminhos de Fritz Müller” é o nome da excursão organizada pela Associação Catarinense de Preservação da Natureza (ACAPRENA) em homenagem ao botânico e naturalista pioneiro no apoio à teoria da evolução das espécies.

O objetivo da iniciativa é percorrer de ônibus o trajeto feito por Fritz Müller duas vezes, em 1876 e 1877, a pé e descalço, de Blumenau até o Planalto de Curitibanos, além de outros percursos menores. Além de promover a possibilidade de apreciação da paisagem, e seus aspectos geográficos, culturais e socioambientais, a excursão pretender aferir escritos deixados por Fritz Müller sobre o trajeto e exercitar a imaginação sobre como seria a atual paisagem nos tempos dos colonizadores testemunhados pelo cientista.

A excursão será entre os dias 16 e 17 de junho, com saída de Blumenau, exatamente do Museu Fritz Muller, na Rua Itajaí, Bairro Vorstadt. O local foi estrategicamente escolhido para a saída por ter servido como casa de Fritz Müller, local onde ele morava e de onde partiu para a maior parte de suas viagens a pé, como naturalista viajante do Museu Nacional.

O percurso inclui passagem por diferentes municípios, de Indaial, Ascurra, Apiúna, Lontras, Rio do Sul, Lauretino, Rio do Oeste e Taió, onde haverá uma visita ao Museu de Paleontologia. A subida, pelo Rio Taió, contempla a ida até Mirim Doce, Serra Velha e campos de Curitibanos.

As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo email contato@acaprena.org.br ou pelo WhatsApp da Acaprena: 47 3321-0434. Fundada em 1973, a ACAPRENA está prestes a celebrar seu cinquentenário e acumula um histórico de lutas em favor da causa ambiental em Santa Catarina. Desde a sua fundação, destaca-se pelo trabalho de promoção e conscientização ambiental.