Entrevista e fotos: João Paulo Taumaturgo
Quem passou pela Rua Humberto de Campos na noite desta sexta-feira (17), deve ter percebido um grupo de pessoas com um painel, onde estava estampada uma ilustração do ex-presidente Lula encarcerado, ao lado de um casal de policiais. O desenho estava em uma casa enxaimel que na parte de cima tinha escrito “Fora Foro de São Paulo”. Havia duas aberturas de cada lado, para quem quisesse colocar o rosto, fotografar e levar uma lembrança do painel.
A ação foi organizada pelo Instituto Verdade e Liberdade, formado por ex-integrantes do Movimento Brasil Livre de Blumenau, que coordenou os protestos pró-impeachment de Dilma Roussef na cidade. Nesta noite de sábado (17), o evento se repete a partir das 19h, na frente da Loja Kyly, na esquina ao lado da Feira Livre Municipal.
João Paulo Taumaturgo passou por lá e entrevistou um dos organizadores, o Vanderlei Dallagnolo, que explica quais os objetivos e o que motivou o protesto.
OBlumenauense: Como surgiu a ideia de fazer esse mural de fotografia com o Pixuleco?
Vanderlei Dallagnolo: Nossa proposta inicial era trazer o Pixulecão, o boneco inflável de 15m com a imagem do ex-presidente Lula, mas acabou ficando muito caro. Pensamos então em uma solução alternativa e criativa, além de ter uma relação com a festa. Aí veio a ideia do biombo com a cadeia em estilo enxaimel .
OBlumenauense: Quantas pessoas estiveram envolvidas nessa ação?
Vanderlei Dallagnolo: O grupo tem uma estrutura de 7 coordenadores e aproximadamente 30 apoiadores diretos. Tem pessoas de fora que nos apoiaram, recebemos doações, e até o carrinho de cachorro quente aqui ajudou. A população em geral colabora bastante com nossas ações.
OBlumenauense: Qual é a sensação que motivou vocês a desenvolverem a ação nessas duas noites?
Vanderlei Dallagnolo: O nosso foco é a questão do impeachment, porém nós somos contra todo a forma que funciona o sistema político atual. Por isso estamos divulgando diversas pautas. Acreditamos que para o saneamento da situação política atual, é importante que o Lula vá para a prisão, o que está bem claro em nosso biombo. Também queremos o impeachment de Dilma e do ministro do STF, Dias Toffoli.
Outro objetivo é o fim do sistema de urnas smartmatic (voto eletrônico) e a volta do voto impresso para garantir idoneidade em nossas eleições, além de muitas outras pautas. Nós também estamos captando assinaturas para as 10 medidas do ministério público federal, com o objetivo de tornar mais severas as medidas contra a corrupção.