Entrevista e fotos: João Paulo Taumaturgo
Neste domingo (15)comemoramos a Proclamação da República. A data mobilizou um protesto em frente ao congresso nacional, reunindo cerca de duas mil pessoas para pedir o impeachment da presidente Dilma e a saída do Partido dos Trabalhadores do governo além do fim da corrupção.
Um grupo de pessoas também iniciou uma manifestação com o mesmo objetivo em Blumenau. Organizada por Ricardo Alba, oficial de justiça, professor de direito da Furb e participante ativo das mobilizações que aconteceram durante este ano na cidade. Ele reuniu algumas pessoas para não deixar passar em branco a data.
O João Paulo Taumaturgo esteve no local e conversou com Ricardo sobre os objetivos dessa manifestação, que iniciou às 15h na frente da prefeitura nesta tarde de domingo (15).
OBlumenauense: Como foi a preparação e organização para essa manifestação de hoje?
Ricardo Alba: Nossa manifestação consiste em uma concentração na frente da prefeitura, protestando contra o governo federal e os inúmeros casos de corrupção, com seus desmandos e autoritarismo governamental.
O brasileiro não aguenta mais a real situação do país, com a piora ainda maior da economia. Na questão política, 93% dos brasileiros rejeitam a forma com que a presidente Dilma governa o país. Nós queremos o impeachment já, com a saída imediata da presidente da república e todo seu governo que se caracteriza por inúmeros casos de corrupção.
Nosso país quer um governo eficiente e que nos represente. Nós apoiamos a greve dos caminhoneiros, que têm o mesmo objetivo que a gente, assim como a tomada pacífica de Brasília, que está acontecendo hoje e a mídia quase não noticiou.
OBlumenauense: Essa manifestação está alinhada com alguma outra no país ou foi uma iniciativa sua?
Ricardo Alba: Tem a haver com todo o sentimento que existe no Brasil, com a retirada do governo federal. Não precisamos estar com uma bandeira partidária ou algum movimento nacional. Somos brasileiros e a união é nossa bandeira. É isso que nos motiva para tirar esse governo incompetente.
Por isso, digo ao blumenauense: venha para rua. Venha se manifestar, vamos unir esforços, vamos aprender a votar, e acima de tudo, tirar esse governo que não nos representa.