Entre a segunda e sexta-feira (15 e 19/05/23) da semana passada, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) fiscalizou refrigeradores e máquinas de lavar roupas. Os produtos fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e requerem o Selo de Conformidade Inmetro para serem comercializados.
Durante a ação, a equipe técnica da área de qualidade visitou 25 estabelecimentos e conduziu 47 ações fiscais. Cerca de 470 eletrodomésticos foram minuciosamente verificados em nove cidades catarinenses, sem que nenhuma irregularidade fosse constatada.
“Nossa fiscalização abrange tanto a certificação quanto à segurança elétrica, garantindo que os aparelhos tenham passado por testes e sejam seguros, quanto o selo de eficiência energética, identificado pelas barras coloridas de A a D ou E, que informa aos consumidores quais são os eletrodomésticos mais econômicos em termos de consumo de energia”, destacou Alexandre Soratto, presidente do Imetro-SC.
Nesta semana, as operações do Plano Nacional prosseguirão, concentrando-se na fiscalização dos cronotacógrafos. Esses dispositivos ou conjuntos de instrumentos têm a função de indicar e registrar, de maneira simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade, a distância percorrida pelo veículo em relação ao tempo decorrido e os parâmetros relacionados ao condutor, como tempo de trabalho, paradas e direção.
Essas informações têm valor legal como prova em casos de acidentes ou denúncias de má conduta ao volante.