Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh | Fotos: Divulgação | via FURB
O acadêmico Bruno Oliveira, do primeiro semestre do curso de Moda da FURB, foi um dos vencedores do concurso Designer IMB Brasil, na categoria “Votação Popular”, promovido pela escola italiana Instituto di Moda Burgo, com matriz em Milão e filial única em Brusque, Santa Catarina. Ele ganhou um curso de 120 horas (um mês, em período integral).
A entrega do prêmio ocorreu durante a inauguração da filial em Brusque, no dia 9 de novembro. Esta é a primeira filial da escola. Prestigiaram o evento modelos, estilistas, empresários e autoridades da região, além do fundador Fernando Burgo, os sócios Jonas Sebastiany e a estilista internacional Daniela Colzani.
O concurso Designer IMB Brasil teve 175 participantes de várias regiões do Brasil, inscritos entre 30 de agosto e 6 de novembro.
Bruno tem 21 anos e morava no interior de São Paulo, em Paulicéia. Conheceu a FURB pelos anúncios e pesquisas do site Guia do estudante. Ele diz que sua relação com a moda vem desde pequeno, pois sua mãe é costureira. “Passei três anos prestando vestibular para Engenharia Civil, até que decidi fazer Moda por amar desenhar e o universo da moda. Quando cheguei em Blumenau e iniciei as aulas obtive a certeza de estar realizando um sonho”, afirma.
A inspiração para participar do concurso surgiu na aula de Ilustração Gráfica, com a professora Edna Regina Steinhauser.
— Estávamos desenvolvendo uma estampa para um trabalho acadêmico, em que o meu tema era “Animais Consumistas”. Logo de inicio fui criando uma coleção completa em minha mente, quando recebemos o convite para participar do concurso Designer IMB Brasil. No começo não coloquei muita fé em participar, por ser aluno de primeiro semestre. Mas quando vi que meu desenho foi um dos poucos classificados para participar do concurso, fiquei muito emocionado e logo pedi ajuda para todos os amigos do facebook, tive muito apoio dos meus amigos, familiares e conhecidos.
O desenho ganhou tantos compartilhamentos e curtidas que consegui o segundo lugar da votação popular. A premiação para estudar no Instituto di moda Burgo de Milão e o livro “IL Figurino” era válida apenas para os primeiros lugares das categorias “Juri técnico” e “Votação popular”; os demais colocados só teriam direito ao curso na Escola recém inaugurada em Brusque.
Mas a surpresa veio dia 9, na inauguração em Brusque. Todos os vencedores das categorias foram convidados para o evento, quando conheceram Fernando Burgo e Daniela Colzani. “Fui presenteado pelo senhor Burgo com o livro IL Figurino, que não estava incluso na premiação do concurso e não bastando, Daniela Colzani disse que eu poderia fazer o curso em Milão junto com os ganhadores, a festa foi maravilhosa.
Eu só tenho a agradecer por todos que me ajudaram a ganhar o concurso, primeiramente Deus, meus amigos, familiares, professores do curso de Moda da FURB e, principalmente, Daniela Colzani e Fernando Burgo que fizeram do meu sonho possível. E com tudo isso aprendi que só nós mesmos somos capazes de fazer a nossa história”.