O 26º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib) acontece de 16 a 23 de setembro, trazendo uma seleção de 17 espetáculos, com 37 apresentações em horários matutino, vespertino e noturno.
Organizado pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, o evento é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e contará com grupos teatrais de todas as regiões do país, representando oito estados e o Distrito Federal. As apresentações ocorrerão no Teatro Carlos Gomes, na Sala Carlos Jardim da Secretaria Municipal de Cultura, em escolas e no Parque Ramiro Ruediger.
A participação das escolas no Fenatib é fundamental para alcançar seu objetivo de oferecer uma ampla mostra do teatro infanto-juvenil produzido no Brasil. Para facilitar a presença dos estudantes, o festival abriu um período de agendamento para turmas escolares. Professores e dirigentes de escolas interessados devem acessar a programação completa no site inarti.org.br, onde encontrarão sinopses e indicações de idade para cada espetáculo.
O período de agendamento de turmas inicia na próxima segunda-feira, 12 de agosto, e vai até 24 de agosto. Para agendar, é necessário enviar um e-mail para agendamento26fenatib@inarti.org.br, incluindo o nome da escola, professor ou responsável, telefone, quantidade de alunos e adultos acompanhantes, além dos espetáculos escolhidos com datas e horários. O vice-presidente do Inarti, Elton Gomes, recomenda que o agendamento de todas as turmas de uma mesma escola seja feito em um único e-mail para melhor organização.
De acordo com Maria Teresinha Heimann, presidente do Inarti e coordenadora do Fenatib, o agendamento antecipado garante mais conforto e segurança para o público, especialmente por envolver crianças e jovens. Além das apresentações teatrais, o Fenatib oferecerá duas oficinas e três palestras no VI Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, proporcionando uma experiência educativa e cultural abrangente.