Abertas inscrições para quem quer aprender a produzir refrigerantes e refrescos

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Texto: Letícia Oberger

O Verão está chegando e a estação mais quente do ano pede bebidas geladas e refrescantes. Entre as preferidas dos brasileiros estão os refrescos e refrigerantes, que representam 46% do volume de produção do mercado de bebidas, segundo dados do Bradesco. O setor ainda fatura cerca de R$ 34 bilhões ao ano, emprega mais de 70 mil pessoas e produz mais de 15 bilhões de litros anualmente, segundo levantamento preliminar feito pelo Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal.

Quem quer conhecer mais do segmento e até empreender no setor pode aprender a produzir refrigerantes, refrescos, chás e repositores nutricionais. Estão abertas as matrículas para o curso que irá ensinar as principais matérias-primas, os processos de produção e armazenamento dos produtos, com aulas ministradas na Escola Superior de Cerveja e Malte em janeiro de 2016, para aproveitar o período de férias dos interessados.

O curso de Tecnologia de Produção de Refrigerantes e Refrescos está previsto para iniciar em 18 de janeiro de 2016 e terá 100 horas de aulas divididas em duas semanas intensas de aprendizagens teóricas e práticas. Os estudantes poderão aprender mais sobre a definição dos produtos de acordo com a legislação, os aspectos mercadológicos, a matéria-prima, armazenamento, entre tantos outros processos necessários para a produção das bebidas.

Atualmente não há registros de aulas de produção de refrigerantes, refrescos, chás e repositores nutricionais, ativas no Brasil. “Observando o cenário econômico, a ESCM busca trazer para o público um curso que preencha a lacuna de formação nesta área, fomentando a especialização neste mercado tão importante”, afirma o diretor da Escola, professor Carlo Enrico Bressiani. A proposta expande o leque de atuação da instituição na área de formação tecnológica na área de bebidas. Há quase dois anos, a Escola é referência nacional na educação no setor, com grande destaque para os cerca de 100 cursos, workshops, seminários e diversas propostas de ensino no segmento cervejeiro.

Cursos de Férias

Durante o mês de janeiro de 2016 serão ofertados oito cursos de férias para atender a demanda de estudantes de todo o Brasil que não podem participar das aulas oferecidas durante o período letivo anual. Além da produção de refrigerantes e refrescos, também serão ofertadas aulas sobre cervejeiro artesanal, produção industrial de cerveja, harmonização, sommelier, e cursos de como montar sua cervejaria e de equipamentos, automação e layout. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do www.cervejaemalte.com.br.

Confira mais informações:

  • Tecnologia de produção de refrigerantes e refrescos – de 18 a 30 de janeiro de 2016 – Segunda à Sábado das 8h às 18h
  • Cervejeiro Artesanal (Home Brewer) – Concentrado – de 11 a 23 de janeiro de 2016 – Segunda a Sábado das 8h às 17h
  • Como montar sua cervejaria – de 18 a 29 de janeiro de 2016 – Segunda a Sexta das 8h30min às 17h30min
  • Equipamentos, Automação e Layout – de 11 a 15 de janeiro de 2016 – Segunda a Sexta das 8h às 17h
  • Produção Industrial (Módulo I) – de 11 a 22 de janeiro de 2016 – Segunda a Sexta das 8h30min às 16h30min
  • Produção Industrial (Módulo II) – de 18 a 29 de janeiro de 2016 – Segunda a Sexta das 8h30min às 16h30min
  • Sommelier De Cerveja – Concentrado – de 18 a 30 de janeiro de 2016 – Segunda a Sábado das 8h às 18h
  • Harmonização com cerveja – de 11 a 15 de janeiro de 2016 – Segunda a Sexta das 8h às 17h