Abertas as inscrições para os programas Universidade Gratuita e FUMDES em SC

Estudantes têm até 30 de agosto para se inscreverem nos programas que oferecem assistência financeira para cursos superiores em instituições públicas e privadas no estado.

Foto: Marco Favero [SECOM/SC]

Estão abertas as inscrições para os programas Universidade Gratuita e Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) em Santa Catarina. Ambos visam facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, oferecendo auxílio financeiro para a conclusão da graduação em diferentes modalidades.

O Programa Universidade Gratuita é voltado para 14 instituições fundacionais sem fins lucrativos, que possuem uma longa história no estado. Os estudantes matriculados nessas instituições podem concorrer ao benefício, que cobre integralmente o valor das mensalidades até a conclusão do curso. Em troca, os beneficiados devem prestar 20 horas mensais de serviço à população catarinense.

Por sua vez, o Fumdes atende estudantes de graduação em 44 instituições privadas de ensino superior com fins lucrativos. O auxílio financeiro oferecido pelo Fumdes é parcial e varia conforme o índice de carência do aluno, ajudando no pagamento das mensalidades até o término da graduação. A contrapartida exigida do estudante também é proporcional ao valor e à duração do benefício concedido.

Para se inscrever em qualquer um dos programas, os estudantes devem atender a critérios específicos:

  • Estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa;
  • Ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
  • Ser natural do Estado de SC ou residir nele há mais de 5 (cinco) anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
  • Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
  • Possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina, ou para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.

Os interessados têm até o dia 30 de agosto, às 19h, para realizar a inscrição, que inclui o cadastro no sistema e a entrega dos documentos necessários na instituição de ensino em que estão matriculados. Todas as informações sobre as etapas subsequentes e os detalhes dos programas estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Educação.