Por *Helô Beckhauser (Heloísa)
Terminou na sexta-feira (10/02/23) a Feira Brasileira da Cerveja, uma feira referência no mercado cervejeiro que aconteceu no Setor 1 da Vila Germânica, em Blumenau. Eu visitei o evento que ocorreu em paralelo ao Festival da Cerveja.
De imediato, o que chama atenção na feira é a quantidade de soluções tecnológicas que são apresentadas, voltadas ao mercado cervejeiro. Conheça algumas delas:
Refrigeração.
Na área de refrigeração, havia produtos tanto relacionados a câmara fria para cervejarias, bares e “kombi cervejeiras”, como para uso doméstico também, as tradicionais cervejeiras.
Autosserviço.
Nesta edição, tivemos um número relevante de marcas oferecendo o autosserviço cervejeiro, onde são instaladas telas e torneiras de chope, com os barris em uma câmara fria, e o próprio cliente se serve seja através de um cartão ou aplicativo. Uma das marcas trouxe uma inovação onde não é necessário nem fazer o serviço segurando a torneira.
Equipamentos.
Várias empresas trouxeram para a feira, diferentes soluções relacionadas à equipamentos. Maquinário para produção, controladores de temperatura e segurança, equipamentos para limpeza de barril, barris em inox e madeira, analisadores de carbonatação e graduação alcoólica, sistemas de tubulação e geradores de ozônio, entre outros.
E falando de equipamento, não poderiam faltar as chopeiras. Com diferentes modelos, inclusive simulando uma moto e guitarra, chamavam a atenção do público.
Software
Com o objetivo de evitar gastos desnecessários e ter uma maior organização dentro da cervejaria, uma marca trouxe um software para auxiliar nesses processos.
Educação.
Para trabalhar na área da cerveja, é necessário muito conhecimento. Para formar esses profissionais, há escolas focadas no ensino cervejeiro e uma delas, também esteve presente na feira.
Impressão.
Rótulos sustentáveis, variedade em papéis e autoadesivos, e rotuladoras, foram alguns dos produtos expostos relacionados à impressão dos rótulos cervejeiros.
Insumos.
Para a fabricação de cerveja é necessário, obviamente, seus insumos. E estes, também estiveram presentes na feira. Maltes e Lúpulos estavam expostos para que o público pudesse sentir seus aromas, que são característicos das cervejas.
Marketplace.
Mais um produto oferecido na feira, foi o marketplace. Um espaço online onde é possível comprar cervejas e ainda apresenta um modo próprio de recebimento dos valores por parte das cervejarias.
Distribuidora.
Estiveram presentes também, distribuidoras de acessórios e equipamentos que oferecem diversos serviços e soluções aos seus clientes.
Revistas.
Estar por dentro das notícias do mercado é possível através das revistas com conteúdo voltados aos negócios e tecnologias das bebidas.
Outros modelos.
Houve também a participação de uma empresa que oferece a fabricação de espaços gastronômicos e cervejeiros em container, e uma marca com soluções para gastronomia.
Participar de eventos como esse, é enriquecedor e te faz enxergar tudo o que acontece até a cerveja chegar no seu copo.
Se tiver a oportunidade, participe da próxima edição da Feira Brasileira da Cerveja.
Cheers.
Helô Beckhauser (@helodalupulo): Sommelière de Cervejas e especialista em Harmonização Cervejeira. Atua no mercado cervejeiro há mais de 8 anos. Coleciona garrafas de cerveja, bolachas de chopp e boas histórias de bar.