Depois de 85 dias de estabilidade no preço, a Petrobras comunicou nesta terça-feira (28/09/21) que o Diesel sofreu um reajuste de 9% nas refinarias. A partir de amanhã (29), o valor médio do combustível será vendido às distribuidoras por R$ 3,06 o litro, um aumento médio de R$ 0,25.
Para a Estatal, o novo percentual é “importante para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras”.
O aumento foi influenciado pelo valor do petróleo no mercado internacional e pela taxa de câmbio. O repasse ao consumidor depende de fatores como as margens das distribuidoras e revendedoras, misturas de biodiesel e os impostos sobre as diferentes etapas na logística.
Em uma coletiva de Joaquim Silva e Luna, atual presidente da Petrobras, foi reforçado que em sua gestão não haverá mudança na política de preço dos combustíveis. “Entendo como uma oportunidade para mostrar como a Petrobras tem participado de tudo isso. Começo afirmando que não há nenhuma mudança na política de preço da Petrobras. Continuamos trabalhando da forma como sempre trabalhamos”, destacou.