Foto arquivo JP – Igreja Luterana Centro
Reportagem: Julio Pollhein
Impactos determinantes
Na Idade Média, a igreja era a única responsável pela organização e manutenção da educação escolar. A partir do século 16, surgiram as nações-estados, que se opuseram ao poderio universal do papa e formou-se a classe média. Fonte: Marcelo Ramiro – Exposit.
Lutero constata: “Aí então as miseráveis pessoas quase viraram bichos; não sabem falar e escrever corretamente nem alemão nem latim”.
31 de outubro, data para comemorar e refletir…
– Sem educação, o ser humano perde a dignidade e a noção de humanidade.
“Nenhum aspecto da vida humana ficou intacto, pois abrangeram transformações políticas, econômicas, religiosas, morais, filosóficas, literárias e nas instituições. Foi, de fato, uma revolta e uma reconstrução do norte”, afirma o escritor Eby Frederick.
Culto para lembrar um novo momento na história da humanidade
Em pregação na Missão Evangélica União Cristã – MEUC/Blumenau, sábado (28), o Professor. Dr. Euler Westphal salientou que para Lutero, a universidade era a porta do inferno, pois ensinava com base na visão de um Deus punitivo mecânico e destituído de misericórdia.
Disse Westphal: “Lutero acreditava que as crianças podiam brincar e estudar com prazer, línguas e outras disciplinas”. “Não aprendendo simplesmente nada por causa de tantas palmadas, medo, pavor e sofrimento”.
De acordo com o pregador Euler, Lutero tinha em mente o bem-estar público, pois a escola formaria pessoas mais disciplinadas, servidores públicos, juízes, médicos, melhores e mais responsáveis.
Disse Lutero: “Desse modo, não mandar uma criança à escola seria tão criminoso quanto estuprar uma virgem”.
A contribuição da Reforma no contexto educacional é tamanha que, de acordo com o educador espanhol Lorenzo Luzuriaga, a educação pública teve origem nesta época. O movimento já estimulava a educação pública, universal e gratuita, para quem não poderia custeá-la.
O professor Westphal falou também na pregação que Lutero acreditava no conhecimento adquirido por meio de disciplinas, como: gramática, dialética, retórica, aritmética, música, geometria e astronomia que daria poder a pessoa de ler e de interpretar, além de requisito para formação específica.
Westphal explicou que Lutero proporcionou a consciência de liberdade do ser humano. “A partir da reforma, o processo de aprendizagem deveria acontecer para que o ser humano melhorasse o mundo, como também pudesse se desenvolver como pessoa”, revela.
O professor ainda contou que no processo de educação, Lutero criticou a falta de autoridade dos pais ao educar os filhos, além da negligência em transmitir cultura a eles. Por outro lado, censurou também, o rigor extremo e a violência doméstica.
Teologia a serviço da vida
A partir de 1960, é possível encontrar na Faculdade Luterana de Teologia (FLT), em São Bento do Sul, formação bíblica sólida, pautada na teologia da Reforma e das contribuições do Pietismo protestante.
Instituição voltada ao ensino, à pesquisa e à extensão, tendo como objetivo a formação da cultura cristã.
Teologia consistente e inovadora no trabalho com pastores, missionários, além da edificação de comunidades e preparo teológico por meios de cursos, conferências, estudos bíblicos e retiros.
Faculdade Luterana de Teologia (FLT)
Instituição de Ensino Superior de confissão luterana, sem fins lucrativos.
Endereço: Rua Walli Malschitzky, 164 – Mato Preto – São Bento do Sul (SC)
Telefone (47) 3635-1108.